sexta-feira, abril 21, 2006

 

CHARLOTTE BRONTE


Posted by Picasa Romancista inglesa nascida em Thornton, Yorkshire,no dia 21 de Abril de 1816, cujos livros caracterizaram-se por tratarem de mulheres em conflito com seus desejos e sua condição social, marcando o início de uma nova etapa no romance do século XIX.
Filha de um pastor metodista e órfã de mãe, teve uma infância triste e reprimida e passou a maior parte da vida no presbitério de Haworth, para onde seu pai foi transferido (1820).
Foi educada no colégio de Cowan Bridge, rigorosa instituição vitoriana cujos métodos desumanos de disciplina denunciou em Jane Eyre (1847), o mais célebre de seus quatro romances.
Após transferir-se para uma escola de Roe Head, perto de Huddersfield (1831), construiu uma grande amizade com Ellen Nussey, com a qual se correspondeu até a morte. Morou (1842-1843) num pensionato em Bruxelas, onde estudou francês e alemão.
Voltou a Haworth e, com as irmãs Emily e Anne, publicou o volume Poems by Currer, Ellis and Acton Bell (1846).
O lançamento de Jane Eyre (1847), com um enredo melodramático garantiu-lhe sucesso imediato.
Depois publicou Shirley (1849), notável por sua descrição da vida em Yorkshire.
Seu último romance em vida foi Villette (1853), que, narrado na primeira pessoa, rememorava as suas experiências em Bruxelas.
De saúde instável, morreu prematuramente, em Haworth, com menos de 40 anos de vida. Postumamente foi publicado outro seu grande sucesso, o romance The Professor (1857), que teria sido recusado pelo editor (1847) em virtude, segundo a autora, do tratamento discriminatório que as mulheres recebiam por parte da crítica.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com