sexta-feira, abril 28, 2006

 

EDUARDO IV, DE INGLATERRA


Posted by Picasa Eduardo IV de Inglaterra nascido no dis 28 de Abril de 1442 e falecido no dia 9 de Abril de 1483, foi um rei de Inglaterra da casa de York, que reinou entre 1461 e 1483, com um intervalo de alguns meses no período 1470-1471.
Era filho de Ricardo, Duque de York e Cecily Neville, sendo trineto, através do bisavô Edmundo de Langley, do rei Eduardo III de Inglaterra
Eduardo nasceu em Ruão (França), durante uma campanha da guerra dos cem anos.

Talvez devido ao ambiente militar da época, o seu nascimento como primogénito do Duque de York não foi comemorado devidamente. Recentemente (num documentário da BBC) levantou-se a hipótese de Eduardo ser na realidade o produto de uma relação adúltera de Cecily Neville e portanto ilegítimo. Na época, no entanto, não se questionou a sua paternidade e Eduardo foi educado como o herdeiro do Duque de York.
Em 1455, o rei Henrique VI expulsou o pai de Eduardo da corte, numa tentativa de reaver o poder perdido durante a convalescência da sua depressão.

Ricardo de York não estava disposto a largar a governação sem luta e iniciou a guerra das rosas contra a casa de Lancaster, o partido do rei.
Depois de alguns sucessos iniciais, assistidos pelo general Richard Neville, Conde de Warwick, que incluíram a captura do próprio Henrique VI, em 1460 o Duque de York perdeu a batalha de Wakefield contra os exércitos comandados por Margarida de Anjou.
A rainha consorte não lhe perdoou a traição contra o rei e ordenou a sua execução.
Com o pai morto e a sua cabeça exposta nas muralhas de York, Eduardo tornou-se Duque de York com apenas dezoito anos.
A sua inexperiência foi largamente compensada por Richard Neville, o seu mentor, que viu nele as capacidades de um líder nato, capaz de substituir Henrique VI.

Enquanto Margarida de Anjou fazia campanha no Norte, Warwick tomou Londres no ano seguinte, aprisionou Henrique VI na Torre de Londres e Eduardo tornou-se rei de Inglaterra.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com