sábado, abril 22, 2006

 

JACK NICHOLSON


Posted by Picasa Uma lenda viva do cinema, Jack Nicholson afirma ser pelo menos 75% dos personagens que interpreta.
Neste ano, chegou à sua12ª indicação ao Oscar pelo filme "As Confissões de Schmidt".
Nascido em 22 de Abril de 1937 em Neptune, Nova Jersey, abandonou a escola antes de concluir o ensino secundário e foi para a Califórnia, aonde arranjou um emprego na Metro.
Seguindo os conselhos de um produtor, foi estudar arte dramática no Player Ring Theatre junto com Martin Landau.
Sua primeira peça foi "Chá e Simpatia" e em seguida estreou no cinema pelas mãos do rei dos filmes B, Roger Corman, no filme de 1958 "A um Passo do Crime", seguido por "Uma Vida em Pecado".
Um pouco desiludido, Jack continuou os estudos e dedicou-se à outras áreas do cinema. Escreveu os roteiros dos filmes "Viagem ao Mundo da Alucinação" de 1967 e "Os Monkees estão Soltos" de 68, trabalhou também na área de produção e dirigiu seu primeiro filme "O Amanhã Chega Cedo Demais" em 1969.

Neste mesmo ano foi chamado para participar de um filme dirigido por Dennis Hopper e estrelado por Peter Fonda, que se tornaria um dos maiores "cult movies" de todos os tempos, "Sem Destino".
O papel de um alcoólatra deu a Nicholson sua primeira indicação ao Oscar, como secundário, e uma guinada definitiva em sua carreira.
Daí para frente seguiram-se uma sucessão de filmes inesquecíveis como o policial noir "Chinatown"(1974) de Roman Polanski, "Um Estranho no Ninho" (1975) de Milos Forman, um dos poucos filmes a ganhar todos os 5 principais prêmios da Academia: Filme, Director, Roteiro, Actriz e logicamente Actor para Jack.

Em 1980 trabalhou sob a batuta do gênio Stanley Kubrick em "O Iluminado", com um desempenho assombroso e brilhante.
A comédia dramática "Laços de Ternura" de 1983, marca a primeira parceria de Nicholson com o director James L. Brooks, e também seu segundo Oscar, desta vez como secundário.

Em 1985 fez "A Honra do Poderoso Prizzi" trabalhando com o director John Huston.
Utilizando a estratégia de participação de bilheteria, faturou cerca de US$ 50 milhões de dólares pelo filme "Batman" de 1989.

Na década de 90, Jack dirigiu e actuou em"A Chave do Enigma"(1990), continuação de "Chinatown", actuou em "Uma Questão de Honra"(92), "Lobo"(94), "Acerto Final"(95), "Marte Ataca"(96), "Sangue e Vinho"(97) e ganhou seu terceiro Oscar como melhor actor pelo excelente "Melhor é Impossível"(97).

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com