sábado, abril 01, 2006

 

LON CHANEY


Posted by Picasa O velho Lon Chaney foi a grande atracção dos filmes mudos, Chaney Jr. se tornou conhecido como O lobisomem e manteve esta tradição que começara com seu pai, dando prosseguimento a uma dinastia de horror.
O cinema mudo influenciou a vida dos jovens de hoje, mais do que eles poderiam supor.
A era dos filmes mudos foi um período de formação para toda uma estrutura cinematográfica.
Os filmes actuais, os programas de televisão, as histórias em quadrinhos e os livros que se baseiam em filmes, ainda têm muitos reflexos daquela época.Os filmes de horror nunca tiveram um artista tão famoso
quanto Lon Chaney. Na época do cinema mudo, os seus filmes foram os que obtiveram maior renda e foram levados muito mais a sério pelos críticos do que os filmes de horror sonoros.
O FANTASMA DA ÓPERA foi um filme que causou grande impacto, pois conseguiu reunir ao silêncio uma atmosfera sobrenatural, onde os personagens supostamente normais agiam de modo estranho.
Lon Chaney parecia muito mais uma criatura do outro mundo,do que Karloff ou Christopher Lee já tinham conseguido ser.
Lon Chaney nasceu em 1 de abril de 1883.

Chaney se considerava um "bobo da corte" no sentido exacto da palavra - aquele homem que divertia e fazia rir a corte com as suas palhaçadas.
Sua corte não era a realeza e sim o público.
Seus pais, Frank e Clara Hennessey Chaney, eram surdos e mudos e comunicavam através de sinais. Embora Lon tivesse nascido normal, também aprendeu a linguagem dos surdos-mudos. Falar com as mãos , era mais fácil para o jovem Chaney, do que soletrar palavras.

Ele podia explicar melhor um vôo de um passarinho com as mãos, do que com palavras.
Quando imitava o jeito de vizinho, nem precisava dizer seu nome, pois todos sabiam de quem se tratava. Lon Chaney não poderia ter um aprendizado melhor para ingressar no mundo do cinema mudo.
Actualmente os filmes requerem certo estudo, e alguma honestidade no uso dos diálogos.
Chaney trabalhou como ajudante num teatro, aprendeu cedo o seu ofício.
Depois de trabalhar na equipa teatral da companhia de seu irmão, casou-se com Cleve Creighton, e teve um filho (Creighton, mas tarde Lon Jr.) .
Mais tarde, Chaney se separou de sua esposa.
Por volta de 1915, Chaney trabalhou num filme da Universal; Foi quando arranjou um emprego definitivo.
Certo dia soube que poderia ganhar cinco dólares por dia em filmes, só para montar num cavalo. Isso lhe pareceu uma coisa fácil e lucrativa.

Cavalgar, nos filmes daquele tempo, era saltar de um cavalo a todo o galope para o de outra pessoa e depois para uma diligência ou locomotiva.
Possivelmente, naquela época, ele teve de fazer tudo isso, antes de se decidir a deixar tudo a cargo de maynard, Tom Mix, Hot Gibson e do resto do pessoal.
Ele fez uma variedade de papéis, incluindo uma velha senhora.
Depois deste sucesso ele pretendia fazer mais dois filmes sonoros: Frankenstein e Drácula.
A sua morte, de câncer, deu fim a esses planos.
Com o seu desaparecimento foi sepultada a antiga era do cinema mudo de horror.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com