sábado, abril 22, 2006

 

RICHARD NIXON


Posted by Picasa Richard Milhous Nixon que nasceu no dia 9 de janeiro de 1913, em Yorb Linda, Califórnia e faleceu no dia 22 de abril de 1994, em Nova Iorque, foi um político e o 37° presidente dos Estados Unidos da América (1969-1974).
Em 1960, fora derrotado pelo democrata John Kennedy na eleição presidencial, por menos de 80 mil votos de diferença e por pequena margem no Colégio Eleitoral.

Persistente, voltou a candidatar-se pelo Partido Republicano em 1968, vencendo a eleição contra o democrata Hubert Humphrey.
Em 1972, foi reeleito com esmagadora maioria no Colégio Eleitoral (520 votos a 17) sobre o oponente George McGovern.
Nixon foi o presidente americano que negociou a retirada das forças dos EUA durante a guerra do Vietnam, aproximou os EUA da
China comunista e iniciou o processo de distensão com a URSS.
Renunciou em 9 de agosto de 1974, em virtude do escândalo Watergate, pouco antes da votação pelo Congresso da cassação de seu mandato - o impeachment.
O trauma político causado pelo episódio foi grande (tanto que os americanos acabariam por escolher na eleição seguinte Jimmy Carter, um candidato religioso e apegado a valores morais). Nixon só retornaria à vida pública americana 20 anos depois do fiasco de Watergate.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com