sexta-feira, abril 28, 2006

 

SADDAM HUSSEIN


Posted by Picasa Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikriti (صدام حسين) nasceu em Tikrit, no Iraque no dia 28 de Abril de 1937, e é um político e estadista iraquiano.
Foi presidente do Iraque no período 1979-2003, acumulando o cargo de primeiro-ministro nos períodos 1979-1991 e 1994-2003.
Figura influente no revolucionário partido Baath, fundado na Síria por Michel Aflaq, o qual combinava o pan-Arabismo secular, a modernização económica e o socialismo, Saddam desempenhou um papel importante no golpe de Estado sem derrame de sangue que trouxe o partido ao poder em 1968.

Inicialmente foi chefe da Mukhabarat, polícia secreta iraquiana.
Como vice-presidente do Iraque durante o governo do idoso e frágil General Ahmed Bakr, Saddam controlou firmemente o conflito entre os ministérios governamentais e as forças armadas numa altura em que muitas organizações eram consideradas capazes de derrubar o governo, criando um aparelho de segurança repressivo.

A economia do Iraque cresceu a um ritmo forte na década de 1970.
Saddam destacou-se por investir pesado em saúde e em educação.
Mas revelava sua personalidade truculenta e tirana até mesmo quando tentava fazer o bem: criou uma data no calendário nacional para incentivar as matrículas de crianças nas escolas. Temendo pelo fracasso da iniciativa, ele baixou um decreto ameaçando de prisão os pais cujos filhos ficassem de fora dos cursos.
Assim sendo, o número de matrículas foi enorme, o que garantiu a Saddam prêmios da Unesco.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com