sexta-feira, abril 14, 2006

 

SIMONE DE BEAUVOIR


Posted by PicasaSimone de Beauvoir que nasceu em Paris no dia 9 de janeiro de 1908 e faleceu, também na cidade Luz, no dia 14 de abril de 1986, foi uma escritora, filósofa existencialista e feminista francesa.
Nasceu numa família burguesa, mas em sua juventude decidiu desligar-se de suas origens.

Conheceu Jean-Paul Sartre em Sorbonne no ano de 1929, e logo se uniu estreitamente ao filósofo e a seu círculo, criando entre eles uma relação que lhes permitiu compatibilizar sua liberdade individual com sua vida em conjunto.
Foi professora de filosofia até 1943 em escolas de diferentes localidades francesas, como Ruão e Marselha.
Em seu primeiro romance, A convidada (1943), explorou os dilemas existencialistas da liberdade, da acção e da responsabilidade individual, temas que aborda igualmente em romances posteriores como O sangue dos outros (1944) e Os mandarins (1954), obra pela qual recebeu o Prêmio Goncout e que é considerada sua obra-prima.
As teses existencialistas, segundo as quais cada pessoa é responsável por si própria, introduzem-se também numa série de quatro obras autobiográficas, dentre as quais destacam-se Memórias de uma moça bem-comportada (1958) e Tudo dito e feito (1972).

Suas obras oferecem uma visão sumamente reveladora de sua vida e de seu tempo.
Entre seus ensaios críticos cabe destacar O segundo sexo (1949), uma profunda análise sobre o papel das mulheres na sociedade; A velhice (1970), sobre o processo de envelhecimento, onde tecem críticas apaixonadas sobre a atitude da sociedade para com os anciãos; e A cerimônia do adeus (1981), onde evoca a figura de seu companheiro de tantos anos, Jean Paul.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com