sexta-feira, abril 14, 2006

 

TITANIC


Posted by Picasa O navio transatlântico Titanic da British White Star Line, foi o maior objecto móvel já construído pelo homem até então.
Media cerca de 268,25 metros (ou seja, quase 3 campos de futebol) por 28 metros de largura e uma altura aproximada de um prédio de 10 andares.
Saiu do porto de Southampton, na Inglaterra, no dia 10 de Abril de 1912 com destino a Nova Iorque, transportando aproximadamente 2 223 pessoas a bordo entre passageiros e tripulantes.
Às 23h40 do dia 14 de Abril de 1912 colide com um iceberg e afunda 2 horas depois. Foi o desastre marítimo mais famoso do Século XX.Pertencia à mesma classe de navios do RMS Olympic e HMHS Britannic.
No começo de 1900, duas grandes companhias inglesas - a Cunard Line e a British White Star Line - disputavam palmo a palmo a supremacia no Atlântico Norte no transporte de passageiros e quem realizava a travessia mais rápida. A White Star Line viu a sua rival transpor o Atlântico com imensos navios transatlânticos até 1909.

Teve início nos estaleiros da Harland & Wolff, em Belfast (Irlanda), a construção de um trio de navios gigantes.
Os denominados Olympic, Titanic e Gigantic seriam os maiores navios já construídos pelo homem.
Os dois primeiros foram construídos em paralelo e o Olympic foi o primeiro a ficar pronto (1911), seguido pelo Titanic (1912), e pelo Gigantic baptizado como Britannic (1915).

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com