sábado, abril 29, 2006
UMA THURMAN
De seu nome verdadeiro Uma Karuna Thurman , é uma actriz de cinema nascida nos Estados Unidos da América no dia 29 de Abril de 1970.
Nascida na cidade de Boston, nos Estados Unidos, Uma Thurman foi “descoberta” aos 15 anos por dois agentes, que a levaram para Nova York para estudar na Professional Children`s School, onde iniciou a carreira de actriz.
Seu primeiro papel foi o de Geórgia no filme “Johnny Bom de Transa”, mas foi com “As Aventuras do Barão Muchausen”, de Terry Gillian, que a actriz ganhou destaque. Com o papel de Vênus, Uma chamou a atenção do consagrado director Stephen Frears, que subitamente a chamou para trabalhar em “Ligações Perigosas”, ao lado de Glenn Close, John Malkovich, Michelle Pfeiffer e Keanu Reeves.
Este filme proporcionou a actriz notoriedade e deu uma guinada em sua carreira.
Em seguida vieram: “Henry & June”, de Philip Kaufman; “Uma Mulher para Dois”, com Robert De Niro e Bill Murray; e “Jennifer 8 - A Próxima Vítima”, com Andy Garcia.
Em 1994, Uma fez aquele que seria conhecido como seu principal trabalho, trata-se de “Pulp Fiction Tempo de Violência”, de Quentin Tarantino, onde trabalhou ao lado de John Travolta, Samuel L. Jackson, Ving Rhames, Bruce Willis e Harvey Keitel.
Durante uma bebedeira na folga das filmagens de “Pulp Fiction”, Uma e Tarantino criaram a personagem “A Noiva”.
O director chegou a escrever vinte páginas sobre a mulher que foi atacada pelo noivo no dia do casamento e que após se recuperar parte em busca de vingança, mas acabou engavetando o projecto.
Depois disso os dois se separaram, vindo Uma a participar de “Feito Cães e Gatos”, com Ben Chaplin, “Os Miseráveis”, baseado no livro de Vitor Hugo, “Poucas e Boas”, de Woody Allen, e “Gattacca - A Experiência Genética”, onde conheceu Ethan Hawke, com quem se casou, teve dois filhos e recentemente se divorciou.
Este foi o segundo divórcio da actriz, o primeiro foi com o também ator Gary Oldman, com quem ficou casada apenas dois anos.
Mesmo sendo uma excelente actriz, Uma Thurman cometeu alguns erros em sua carreira, como actuar em: “Batman & Robin”, péssimo filme de Joel Schumacher, com Arnold Schwarzenegger, George Clooney, Chris O`Donnell e Alicia Silverstone; “Até as Vaqueiras Ficam Tristes”, de Gus Van Sant; e “Os Vingadores”, com Ralph Fiennes e Sean Connery.
Estes três filmes renderam a Uma três indicações ao Framboesa de Ouro, mas para sua felicidade ela não conquistou nenhum.
Falando em prêmios, a actriz também foi indicada ao Oscar de actriz secundária, por “Pulp Fiction”, e a dois Globos de Ouro.
Em 2000, Uma reencontra Tarantino na festa do Oscar patrocinada pela Miramax e o relembra da história da Noiva.
O director gosta da idéia e resolve desengavetar o projecto.
O resultado disso foi “Kill Bill”, um filme que de tão bom teve que ser dividido em dois, pois seria um crime fazer cortes.
Na longa metragem, Uma contracena ao lado de Lucy Liu, Vivica A. Fox, Daryl Hannah, David Carradine, Michael Madsen e Sonny Chiba.
Actualmente, após fazer “Kill Bill: Volumes 1 e 2”, “O Pagamento” (ao lado de Ben Affleck), “Be Cool - O Outro Nome do Jogo”, "Os Produtores" (remake de "Primavera para Hitler") e "Terapia do Amor", Uma se prepara para actuar no novo longa metragem de Diane English, "The Women", e emprestar sua bela voz para a animação "Bee Movie".