sexta-feira, maio 19, 2006

 

ANA BOLENA


Posted by Picasa Ana Bolena ou Anne Boleyn, Marquesa de Pembroke que nasce
no ano de 1500 e faleceu no dia 19 de Maio de 1536, foi a segunda mulher de Henrique VIII de Inglaterra e mãe da rainha Isabel I.
O seu casamento com Henrique VIII foi polémico do ponto de vista político e religioso e resultou na criação da Igreja Anglicana.
A ascensão e queda de Ana Bolena, considerada a mais controversa rainha consorte de Inglaterra, inspiraram inúmeras biografias, obras ficcionais.
Ana era filha de Thomas Boleyn, Conde de Wiltshire e de Isabel Howard, filha do Duque de Norfolk.

A data e local do seu nascimento permanecem incertos no intervalo 1495-1509, sendo 1500 o mais provável.
Ana foi educada nos Países Baixos, na corte de Margarida, Arquiduquesa da Áustria.
Por volta de 1514, viajou para a corte francesa onde se tornou numa das aias da rainha Cláudia de Valois (mulher de Francisco I), onde aprendeu a falar francês e se familiarizou com a cultura e etiqueta deste país.
Esta experiência haveria de se mostrar decisiva na formação da sua personalidade.
Em Janeiro de 1522, Ana Bolena regressou a Inglaterra por ordens do pai e entrou ao serviço de Catarina de Aragão, a consorte do rei Henrique VIII de quem a sua irmã Maria Bolena era então a amante oficial.

Neste período, Ana desenvolveu uma relação com Henry Percy, o filho do Conde de Northumberland, e os dois chegaram a estar secretamente noivos.
O casamento foi impedido por Thomas Boleyn por razões incertas e Ana foi afastada da corte. Em meados de 1525, estava de regresso e no ano seguinte, substituiu a sua irmã mais velha nas atenções do rei.
A princípio Ana rejeitou todos os avanços de Henrique VIII, mas em 1527 o rei pediu-a em casamento e ela aceitou, sem ceder em tornar-se sua amante.
O início desta relação ao que tudo indica platónica, parece ter despoletado o desejo do rei em procurar o fim do casamento com Catarina de Aragão, que se aproximava da meia idade e já não parecia capaz de produzir um herdeiro varão para a casa de Tudor.
O poder de Ana aumentou de forma exponencial.

Tornou-se influente na diplomacia inglesa ao estabelecer uma relação de amizade com Monsieur de la Pommeraye, o embaixador francês que estava apaixonado por ela.
O diplomata John Barlow era também um admirador e espiava no Vaticano às suas ordens.
Em 1532, Henrique VIII tornou-a Marquesa de Pembroke, fazendo-a a primeira mulher a receber um título nobiliárquico de seu pleno direito.
A sua família foi também beneficiada: o pai recebeu o Condado de Ormonde e o irmão George Boleyn tornou-se Visconde Rochford.
Ana não era no entanto uma personagem popular.
Em 1531 os apoiantes da rainha Catarina organizaram uma manifestação contra Ana Bolena que reuniu 8.000 mulheres nas ruas de Londres.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com