sábado, maio 27, 2006

 

HENRY KISSINGER


Posted by Picasa Henry Alfred Kissinger, nascido Heinz Alfred Kissinger em Fürth no dia 27 de maio de 1923 é um diplomata estado-unidense que teve um papel importante na política estrangeira dos EUA na Alemanha nazi.
Em 1973 ganhou, com Le Duc Tho, o Prêmio Nobel da Paz, pelo seu papel na obtenção do acordo de cessar-fogo na Guerra do Vietnam.
Le Duc Tho recusou o prêmio.
Esteve envolvido numa intensa actividade diplomática com a China, o Vietnam, a URSS e com África.

Alguns dos críticos de Kissinger acusam-no de ter cometido crimes de guerra durante sua longa estadia no governo como dar luz verde para a invasão indonésia de Timor (1975) e a golpes de estado no Chile e no Urugua(1973) ; tais críticos incluem o jornalista Christopher Hitchens (no livro The Trial of Henry Kissinger) e o analista Daniel Ellsberg (no livro Secrets).
Apesar de essas alegações ainda não terem sido provadas em sede de justiça, considera-se legalmente perigoso para Kissinger entrar em diversos países da Europa e da América do Sul.
Escreveu as seguintes obras: Nuclear Weapons and Foreign Policy (1957), A World Restored (1957), The White House Years (1979) e Years of Upheaval (1982).

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com