sexta-feira, maio 26, 2006

 

ISADORA DUNCAN


Posted by Picasa Nasce no dia 26 de Maio de 1878 em San Francisco, EUA.
Filha de uma professora de música e de um poeta desde muito cedo que convive com as várias formas de expressão artística, aprendendo com a sua mãe a “ouvir a música com a alma”.
Após o divórcio dos pais, os Duncan tinham problemas de dinheiro o que leva Isadora a começar a dar aulas de Dança Expressiva, aos 14 anos. Em 1895 mudam-se para Chicago e depois para Nova Iorque, onde participa em alguns espectáculos de teatro (musical) de sucesso limitado.
Mas a sua dança não era bem recebida nos EUA e a busca pelo reconhecimento levam-na a partir para Londres em 1898.
Aí começa por actuar em serões privados da sociedade londrina, mas à medida que se foi tornando conhecida a sua popularidade aumentou, começando a apresentar-se nos grandes palcos da Europa.
Teve dois filhos, frutos das suas relações com Gordon Craig e Paris Singer. A sua trágica morte, afogados, levam-na a deixar de dançar.
Acaba por encontrar uma nova energia nos seus projectos pedagógicos, chegando mesmo a adoptar seis das suas alunas, que ficarão conhecidas como as Isadorables.
Morre tragicamente num acidente de viação em 1927.


Comentários:
A minha bailarina favorita!

Sabes que me miúda, sonhei ser como ela???

Mas não morrer como ela, claro!! A dançar, somente!

Bj ;)
 
A MORTE DELA FOI MESMO TRÁGICA PORQUE FALECEU NUM ACIDENTE DE AUTOMÓVEL MAS PORQUE O GRANDE CACHECOL QUE LEVAVA AO PESCOÇO SE PRENDEU NUMA RODA, O CARRO ERA CONVERSÍVEL, E ELA MORREU ASFIXIADA...
 
Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com