quinta-feira, maio 11, 2006

 

JUSTINIANO I


Posted by Picasa Flavius Petrus Sabbatius Iustinianus, ou simplesmente Justiniano I nasceu em Taurésio no dia 11 de Maio de 483 e faleceu em Constantinopla no dia 13 ou 14 de Novembro de 565 , foi Imperador Romano do Oriente desde 1 de Agosto de 527 até à sua morte.
Apesar de pertencer a uma família de origem humilde, foi nomeado cônsul ligado ao trono por seu tio Justino I, que o nomeou seu sucessor após sua morte (527).

Culto, ambicioso, dotado de grande inteligência, o jovem Justiniano parecia talhado para o cargo.
O Império Bizantino brilhou durante seu governo.
Na Páscoa de 527, ele e sua esposa, Teodora, foram solenemente coroados. Sobre Teodora sabe-se que era filha de um tratador de ursos do hipódromo e que tivera uma juventude desregrada, escandalizando a cidade com suas aventuras de actriz e dançarina.
Não se sabe exatamente como Justiniano a conheceu.
Seu matrimônio com a antiga bailarina de circo e prostituta teria grande importância, uma vez que ela iria influenciar decisivamente em algumas questões políticas e religiosas.
Justiniano cercou-se de um estreito grupo de colaboradores, entre eles Triboniano, Belisário e João da Capadócia.
Segundo o escritor Procópio, Justiniano aspirava a recuperar o antigo esplendor de Roma, motivo pelo qual realizou toda a ampla série de campanhas posteriores.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com