sábado, maio 13, 2006

 

MARQUÊS DE POMBAL


Posted by Picasa Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal ou Conde de Oeiras nasceu a 13 de Maio de 1699 e faleceu no dia 8 de Maio de 1782, é um nobre e estadista português.
Foi Primeiro Ministro do rei D. José (1750-1777, sendo considerado, ainda hoje, uma das figuras mais controversas e carismáticas da História Portuguesa. Representante do despostismo ilustrado em Portugal no século XVIII, viveu num período da história marcado pelo iluminismo, tendo desempenhado um papel fulcral na aproximação de Portugal à realidade económica e social dos países do Norte da Europa, mais dinâmica do que a portuguesa.
Iniciou com esse intuito várias reformas administrativas, econômicas e sociais.
Acabou na prática com os autos de fé em Portugal e com a discriminação dos cristãos-novos, apesar de não ter extinguido oficialmente a Inquisição portuguesa, em vigor "de jure" até 1821.
Foi um dos principais responsáveis pela expulsão dos Jesuítas de Portugal e suas colónias.
A sua administração ficou marcada por duas contrariedades célebres: a primeiro foi o Terramoto de Lisboa de 1755, um desafio que lhe conferiu o papel histórico de renovador arquitectónico da cidade.
Pouco depois, o Processo dos Távora, uma intriga com consequências dramáticas.
Foi filho de Manuel de Carvalho e Ataíde, fidalgo da província, com propriedade na região de Leiria e de sua mulher, Teresa Luiza de Mendonça e Mello.
Na sua juventude estudou direito na Universidade de Coimbra e serviu no exército um curto período.
Quando se mudou para a capital, Lisboa, Sebastião de Melo era um homem turbulento.
A sua primeira mulher foi Teresa de Mendonça e Almada 1689-1737, sobrinha do conde de Arcos, com quem casou por arranjo da família, depois de um rapto consentido.
Os pais da recém-formada família tornaram a vida do casal insustentável, pelo que se retiraram para as suas propriedades próximas de Pombal.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com