sábado, maio 06, 2006

 

PAPA INOCÊNCIO X


Posted by Picasa Papa Inocêncio X -Giambattista Pamphili- nasceu a 6 de maio de 1574 e faleceu a 14 de janeiro de 1655.
Foi Papa de 15 de setembro de 1644 ate a data da sua morte, pontífice romano e grande Estadista.
Com 49 votos sobre 55 votantes, foi eleito papa, apesar da franca e agressiva oposição do rei de França, Luís XIV. Chamou-se Inocêncio X.
Contava com 70 anos de idade.
A festa de sua coroação foi grandiosa pela rivalidade de festejos entre os embaixadores espanhol e francês.
Este até fez correr "fontes de puro vinho" ao povo romano! Inocêncio X concedeu demasiada influência à família de seu irmão: a vergonhosa ingerência de sua gananciosa cunhada Olímpia Maidalchini trouxe malquerenças ao velho e virtuoso pontífice. O Ano Santo de 1650 foi celebrado com aquela sumptuosidade que era mal do século de Luís XIV.
Por exemplo: como "peregrino", o embaixador de Espanha visitou Roma com 300 carruagens douradas, cada uma com um séquito de dezenas de cavaleiros, lacaios etc... Inocêncio X protestou contra certas cláusulas do Tratado de Vestefália (1648) que pôs fim à arrasadora guerra dos Trinta Anos na Alemanha, mas que sancionou na prática, o princípio "cuius regio eius religio", obrigando os súbditos à adoptar a religião do príncipe a que estavam submetidos.
Na Inglaterra, o rei Carlos I era decapitado, 1649, sob as ordens do ditador Oliver Cromwell, o qual, puritano fanático, devastou a católica e nobre Irlanda, 1653.
Na França e na Bélgica disputava-se acremente sobre o livro "Augustinus" de Cornélio Jansen, bispo de Yprès, defendido por Pascal, Arnaul e Madre Angélica do convento de Port-Royal. Inocêncio condenou esta heresia, "jansenista".
Embelezou muito a cidade eterna de Roma, utilizando-se de inúmeros artistas de valor.
Morreu aos 81 anos de idade, em 14 de janeiro de 1655.
Seus parentes, enriquecidos e ingratos, pelos quais ele sofrera, nada quiseram gastar com seus funerais...Mais tarde, um filho de seu sobrinho, erigiu-lhe um belíssimo sepulcro na igreja de Santa Inês.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com