sexta-feira, maio 26, 2006

 

PEGGY LEE


Posted by Picasa Na noite de 21 de janeiro de 2002, a cantora e compositora Peggy Lee que já vinha tendo problemas cardíacos há três anos, morreu de enfarte em sua casa em BelAir, Los Angeles aos 81 anos, dado que nasceu no dia 26 de Maio de 1920.
eu com o nome Norma Deloris Egstrom no interior dos EUA de onde saiu para conquistar a fama ao lado de BigBands e no cinema.

Sétima filha de uma prole de oito, sua infância foi dura.
Perdeu a mãe aos quatro anos, sua madrasta costumava ser violenta e seu pai começou a beber a tal ponto que aos quatorze anos ela se para cumprir algumas de suas tarefas na companhia de trem onde trabalhava.
Ao formar-se colegial, encorajada pelos elogios que recebia por suas acuações no coral da igreja e junta a banda da escola, decidiu tentar a sorte em Hollywood. Conseguiu um breve e único contrato num bare logo se viu lavando pratos.

Insatisfeita, concluiu que se era para lavar pratos, que o fizesse mais perto de casa.
De volta à Dakota do Norte em 1938, conseguiu emprego se apresentando na rádio local e complementava a renda em uma padaria fatiando pães de forma.
Mas tudo melhorou ao mudar-se para Minneapolis onde começou a sentir o gostinho da fama, apresentando-se no Radisson hotel, nm programa de rádio importante patrocinado por uma companhia petrolífera e cantando ao lado da Sev Olsen’s Band.
Em 1941 foi contratada pelo bandleader Benny Goodman com quem gravou um ano mais tarde seu primeiro grande sucesso “Why don’t you do right”, vendendo mais de um milhão de cópias. Por dois anos consecutivos excursionou com o bandleader pelos EUA apresentando-se nos mais disputados salões.
Em 1943, Peggy Lee casou-se com o guitarrista de Goodman, Dave Barbour e deixou o banda pouco tempo mais tarde para trabalhar com o marido na Califórnia.

Sete anos mais tarde depois de algumas aparições em curtas metragens Lee fez sua estréia no cinema ao lado de Bing Crosby no filme “Mr.Music”.
Seguiram-se outros e em 1955 sua participação em Pete Kelly’s Blues lhe valeu uma indicação ao Oscar.
Além de aparecer na tela, Peggy Lee também compôs letra e música para filmes como: o desenho animado da Disney, A Dama e o Vagabunda, onde também dubla alguns personagens; e em A Anatomia de um Crime escreveu a letra de I’m gonna go Fishin’ que foi musicada por Duke Ellington.
Em 1963 foi honrada com o convite para apresentar-se no Lincoln Center for the Performing Arts, para o qual compôs um programa intitulado The Jazz Tree (a árvore do jazz) onde buscava as raízes do estilo.
Sua voz calorosa e insinuante em canções com “Is that all there is” e “Fever” pôs seu nome entre as lendas do jazz e do pop.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com