sábado, maio 06, 2006

 

TONY BLAIR


Posted by Picasa Anthony Charles Lynton "Tony" Blair que nasceu em Edimburgo no dia 6 de Maio de 1953 é um político britânico e , desde 1997, o primeiro-ministro do Reino Unido.
Blair foi educado em colégios de Edimburgo e depois estudou Direito em Oxford, convertendo-se em advogado especializado em Direito Sindical em 1976.

Em 1983, foi nomeado membro do Partido Trabalhista Inglês (Labour) no Parlamento. De 1984 a 1987, foi porta-voz da oposição sobre assuntos de tesouro e economia. Após a morte de John Smith em 1994, Blair, com 41 anos, tornou-se no líder mais jovem já surgido no Trabalhismo.
O Congresso de seu partido em 1996, adoptou a política proposta por Tony Blair, que buscava uma reforma constitucional, especial atenção à educação e à saúde e a maior integração com a União Europeia (UE).
Nas eleições de 1997, derrotou o conservador John Major por uma grande maioria dos votos. Apresentou "O modelo para o século XXI", segundo o princípio "trabalho para os que podem trabalhar" e "assistência para os que não podem trabalhar".
Contribuiu para pôr fim a trinta anos de conflito na Irlanda do Norte, firmando após quase dois anos de negociações um acordo de paz.
Este acordo contou com a colaboração do presidente dos EUA, Bill Clinton.
Como presidente no retorno do Conselho da União Europeia, Blair aprovou o tratado de Maio de 1998 para a circulação do Euro.

Em Janeiro de 1999 propôs converter a Câmara de Lordes num senado com eleição por sufrágio universal.
No mesmo ano obteve o prêmio Carlos Magno pela sua contribuição à unidade européia.
Em Junho de 2001, nas eleições gerais, o Partido Trabalhista de Tony Blair ganha o segundo mandato, caso inédito no currículo do partido e na história de Inglaterra.

Em Março de 2003, Blair decide em conjunto com o presidente norte-americano George W. Bush atacar o Iraque.
Envia tropas britânicas para um conflito (conjuntamente com os militares norte-americanos) que tinha como objectivo desarmar o Iraque e depor o regime tirânico de Saddam Hussein.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com