quinta-feira, maio 04, 2006

 

TRAGÉDIA NO FUTEBOL


Posted by Picasa A tragédia de Superga foi um acidente aéreo ocorrido a 4 de Maio de 1949.
Às 17:05 horas , o Fiat G212 que levava a bordo toda a equipa do "Torino Calcio" chocou com a fachada da basílica de Superga, perto de Turim.
Na jornada 34 da temporada 48-49, o Torino tinha 4 pontos sobre a Internazionale e faltando 4 jornadas e 8 pontos por jogar, a Liga declarou-o campeão.

Seu avião havia chocado contra a igreja de Superga a umas milhas de Turin, regressando de um amistoso com o Benfica de Lisboa.
Não houve sobreviventes.
Acabou-se neste dia a história da melhor equipe italiana, e uma das maiores do mundo, o Torino da década de 40.
Em 4 de maio 1949, o mesmo dia da catástrofe, em honra ao brilhante Torino da época, a seus jogadores, técnicos e acompanhantes, declarou-se vencedor da Liga.

Depois do luto nacional, e ante a emoção universal, a equipa juvenil substituiu por completo a equipa profissional ... para jogar as quatro partidas pendentes e as quatro partidas ganhou a equipa juvenil. 15 de maio de 1949, Torino-Genova, 4-0, 22 de maio, Torino-Palermo, 3-0, 29 de maio, Sampdoria-Torino, 2-3 e 12 de Junho, numa última partida emocionante, os juvenis ganharam no Stadio Comunale por 2-0 à Fiorentina.
Num grande gesto de respeito, os quatro rivais também escalaram juvenis.
Assim, o Torino, líder desportivo, no dia do drama e declarado campeão de honra e luto, também se proclamou campeão desportivo.

Os juvenis honraram de tão bela forma a seus ídolos, como Valentino Mazzola, a estrela, o criador, goleador e organizador do grande Torino.
O drama do desaparecimento da equipa não pôde com a beleza da entrega e do jogo da equipa juvenil.
É que naquele tempo o TORINO apaixonava, era o melhor da Itália, fazia uma década, a Juventus era então o segundo da cidade da Fiat.

Este scudetto de 1949 era o quinto consecutivo. Em 1947/48, o Torino tinha marcado 125 gols em 40 partidas ... umas cifras inconcebíveis na Itália, não?
O Torino jogava no ataque, Valentino Mazzola, o mesmo melhor realizador com 20 a 30 gols anuais, o pai de Sandro Mazzola do Inter dos 60, animava e iluminava o balet dos golos de Menti, Loik, Gabetto, Ossola, com Grezar, Rigamonti e Castigliano na medular e poucos zagueiros, que até tinham nome de balet: Ballarin, se chamava o cabeça de área.

E bailava diante de Bacigalupo, "lupo" de guarda que não sofria golos porque seus companheiros se consagravam a atacar e marcar golos aos contrários para o descanso de seus escassos guarda redes.
No 4 de Maio de 1949 morreu o melhor futebol da Itália em Superga e 10 anos mais tarde o calcio estreava o catenaccio, e o Torino criativo e ofensivo de Valentino já era uma simples lembrança dramática.

É possível também que a historia do futebol italiano mudou esse dia.
O Torino só ganharia um scudetto mais em 1976.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com