sábado, junho 03, 2006

 

ANTHONY QUINN


Posted by PicasaAnthony Rudolfo Oxaca Quinn faleceu no dia 3 de junho de 2001 em Boston, nos Estados Unidos, aos 86 anos, vítima de uma parada respiratória.
Nascido em abril de 1915, em Chihuahua, no México, o actor trabalhou por mais de 60 anos na indústria do cinema, actuando em mais de 130 filmes e foi vencedor de dois Oscar, como actor secundário.
A família de Quinn se mudou para a Califórnia quando ele ainda era uma criança, e seu envolvimento com a indústria cinematográfica começou bem cedo, como tratador de animais e operador de câmara.
Na década de 30, trabalhou de extra e fez pequenas pontas em filmes de gângsteres. Interpretou diversos papéis como bandidos, índios e até mesmo um xeique.
Trabalhou com John Wayne, Bing Crosby e Bob Hope.
Seu maior destaque começa com o filme Viva Zapata!, de 1952, contracenando com Marlon Brando, a direcção de Elia Kazan.
O papel de Eufemio, o irmão do revolucionário mexicano Emiliano Zapata, lhe rendeu o Oscar de melhor actor secundário.
Em 1954, actuou no filme de Federico Fellini, A Estrada da Vida (La Strada), como o homem forte do circo.
Em 1956, ganha seu segundo Oscar de actor secundário, com o papel do pintor Paul Gauguin, ao lado de Kirk Douglas (que interpretava Vincent Van Gogh), no filme de Vincent Minelli, Sede de Viver (Lust for Life).
Interpretou Quasímodo no filme O Corcunda de Notre-Dame, de 1957, actuando com a actriz italiana Gina Lollobrigida (no papel de Esmeralda).
No mesmo ano foi indicado para o Oscar de melhor actor, por sua actuação em Wild is the Wind.
Na década de 60, fez alguns de seus maiores sucessos, como Canhões de Navarone, de 1961 (no papel do coronel Andrea Stavros), e Lawrence da Arábia, filme de David Lean, de 1962 (como o chefe tribal beduíno Auda abu Tayi).
Mas foi em 1964 que marcou o mundo, com sua interpretação no filme Zorba, o Grego (de Michael Cacoyannis).
Com este personagem simpático, ganhou sua segunda indicação como melhor actor.
Anos depois, Quinn voltaria a este papel, desta vez, nos teatros da Broadway.
Em 1968, fez outro filme marcante, As Sandálias do Pescador.
Nos anos noventa, foi Zeus, no seriado de TV Hércules.
Em 1999, esteve no Brasil para promover o filme Oriundi, de Ricardo Bravo, onde contracena com Paulo Betti, Paulo Autran, Letícia Spiller e Gabriela Duarte.
Uma curiosidade: neste filme, seu filho Lorenzo Quinn interpreta o personagem do pai numa cena do passado.
Quando faleceu, Quinn estava trabalhando no filme, ainda em produção, Avenging Angelo (de Martin Burke), ao lado de Sylvester Stallone, Andy Garcia e Madeleine Stowe.
A vida pessoal de Anthony Quinn foi tão atribulada quanto sua carreira no cinema. Foi casado três vezes e deixou 13 filhos, entre eles Francesco, Lorenzo e Valentina, todos actores; e o pequeno Ryan, de seis anos, filho de seu último casamento, com sua ex-secretária, Kathy Benvin.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com