quinta-feira, junho 15, 2006
CORPO DE DEUS


Logo apelidada de Fête Dieu pelos paroquianos daquela cidade belga, esta celebração propagou-se rapidamente a todo o mundo católico e mais tarde tornou-se dever canónico obrigando o clero a realizar a Procissão Eucarística pelas vias públicas.
Teria chegado a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus, o que, diga-se de passagem, é um verdadeiro paradoxo se atendermos a que o mistério e a festa da Eucaristia é sim o Corpo de Cristo.
Esta exultação popular à Eucaristia é manifestada em Dia de Corpo de Deus, o 60° dia após a Páscoa e forçosamente uma Quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Última Ceia de Quinta-feira Santa e se esta demonstração de fé não tem lugar nesta última data é porque a véspera da morte de Cristo não se propicia a manifestações de júbilo.
A grandiosidade da Festa é tal que no nosso país não deve haver freguesia paroquial que não se curve à passagem da Custódia com Jesus Sacramentado em procissão solene, sob chuva de pétalas coloridas, percorrendo ruas atapetadas de flores e ladeadas por paredes engalanadas com belas colchas pendentes de janelas e varandas.
in " voz do seven "