sexta-feira, junho 23, 2006

 

JOHANNES GUTENBERG


Posted by Picasa João Gutenberg ou Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg que nasceu no dia 23 de Junho de 1397 e faleceu no dia 3 de Fevereiro de 1468, foi um inventor alemão que se tornou famoso pela sua contribuição para a tecnologia da impressão e tipografia.
Inventou uma liga para os tipos de metal e tintas à base de óleo, além de uma prensa gráfica, inspirada nas prensas utilizadas para espremer as uvas no fabrico do vinho.
Tradicionalmente, crê-se que teria inventado os tipos móveis - que não foram mais, no entanto, que uma melhoria dos blocos de impressão já em uso, então, na Europa.
Acredita-se que a imprensa foi uma das maiores invenções da humanidade.
Gutenberg nasceu em Mogúncia, Alemanha, filho do comerciante Friele Gensfleisch zu Laden, que adoptaria mais tarde o nome "zum Gutenberg", homônimo da comunidade para onde a família se tinha transferido.
Antes de inventar os tipos móveis tinha sido joalheiro, conhecedor da arte da construção de moldes e da fundição de ouro e prata; por isso conseguiu fazer excelentes tipos, valiosos inclusive artisticamente como trabalho de ourives.
Em 1434, Gutenberg se mudou para Estrasburgo onde permaneceu vários anos.

Depois de regressar a Mogúncia, Gutenberg se associou com um comerciante que lhe financiou para realizar a impressão da Bíblia.
Não se conhece muito sobre os ultimos anos da vida de Gutenberg.

Sabe-se que morreu em 3 de fevereiro de 1468.
Gutenberg é considerado o inventor dos tipos móveis de chumbo fundido, mais duradouros e resistentes do que os fabricados em madeira, e portanto reutilizavéis que conferiram uma enorme versatilidade ao processo de elaboração de livros e outros trabalhos impressos e permitiram a sua massificação.
A imprensa é outra das contribuições de Gutenberg; com anterioridade se tinham empregado, também desde a época de Suméria, discos ou cilindros sobre os quais se tinha lavrado o negativo do texto a imprimir que geralmente era só a rubrica do dono do cilindro e outorgava certeza de autenticidade às tabletas que a levavam.

As imprensas na idade média eram simples tabelas gordas e pesadas ou blocos de pedra que se apoiavam sobre a matriz de impressão já entintada para transferir sua imagem ao pergaminho ou papel.
A imprensa de Gutenberg é uma adaptação daquelas usadas para espremer o suco das uvas na fabricação do vinho, com as quais Gutemberg estava familiarizado, pois Mogúncia, onde nasceu e viveu, está no vale do Reno, uma região vinícola desde a época dos romanos.
Depois da invenção dos tipos e a adaptação da prensa vinícola, Gutenberg seguiu experimentando com a imprensa até conseguir um aparelho funcional.

Também pesquisou sobre o papel e as tintas.
Uns e outras tinham que se comportar de tal modo que as tintas se absorvessem pelo papel sem escorrer-se, assegurando a precisão dos traços; precisava-se que o secagem fosse rápida e a impressão permanente.
Por isso, Gutenberg experimentou com pigmentos de base de azeite -que não só usou para imprimir com as matrizes, senão também para as capitulares e ilustrações que se realizavam manualmente- e com o papel de trapo de origem chinesa introduzido na Europa em sua época.
O primeiro livro impresso por Gutemberg foi a Bíblia, processo que iniciou o 23 de fevereiro de 1455 e concluiu uns cinco anos depois.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com