sábado, junho 24, 2006

 

LUCRÉCIA BÓRGIA


Posted by PicasaLucrécia Bórgia nascida em Subiaco no dia 18 de abril de 1480 e falecida em Ferrara no dia 24 de junho de 1519, foi a filha ilegítima de Rodrigo Bórgia, importante personagem espanhola do Renascimento, que viria a tornar-se o papa Alexandre VI.
O irmão de Lucrécia foi o conhecido déspota César Bórgia.
A família Bórgia acabou por representar na história a política maquiavélica e a corrupção sexual consideradas como características dos papados no período do renascimento.
Lucrécia Bórgia foi a terceira dos quatro filhos que Joana Cattanei, dita Vanozza, deu ao então cardeal Rodrigo Bórgia, futuro Papa Alexandre VI.

A bela e saudável criança veio ao mundo em 18 de abril de 1480, em Roma. Além de Lucrécia, Vanozza deu a Rodrigo os seguintes filhos: César (1475) Giovanni (1477) e Geofredo (1481-1483).
Os primeiros anos de vida da menina, foram passados na casa de sua mãe nas imediações de Roma, na chamada Piazza Pizzo di Merlo, em absoluta paz familiar.
Ela tinha um pai que a adorava, uma mãe dedicada, dois irmãos que brigavam por sua atenção, e outro para mimar.
Já nesta época, começaram a surgir as primeiras desavenças entre Giovanni e César Bórgia. Tudo começou pela disputa que os dois travavam pela preferência da pequena irmã, e pelos ciúmes que César nutria devido à preferência que o seu pai dava a Giovanni.
Quando completou nove anos, Lucrécia foi separada de seus irmãos: Giovanni seguiu para a Espanha; César viu-se obrigado por Rodrigo a entrar para a vida religiosa, mesmo sem a menor vocação; e a própria Lucrécia foi despachada para a casa de Adriana de Mila, dama da nobreza e viúva, a fim de receber uma educação erudita ao lado da rigorosa senhora.

Adriana era e mãe de Orsino Orsini, garoto com a mesma idade de Lucrécia e recém-casado com uma jovem beldade de 14 anos chamada, Giulia Farnese.
Giulia, apesar de casada, logo tornou-se amante do cardeal Rodrigo Bórgia, pai de Lucrécia, e a família do marido da garota era totalmente conivente com isso.
Afinal, Rodrigo era um dos homens mais poderosos da Itália e um Papa em potencial.
Giulia e Lucrécia logo se tornaram grandes amigas: compartilhavam de tudo, desde os mais preciosos segredos até dicas de sedução.
Aí foi o grande erro de Rodrigo quanto à criação de Lucrécia Bórgia.
Ela esteve sob a influência mundana de Giulia Farnese por muitos anos.
Em apenas quatro anos, Lucrécia evoluiu de uma frágil menina para uma estonteante mulher.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com