quinta-feira, junho 08, 2006

 

MARGUERITE YOURCENAR


Posted by Picasa Marguerite Yourcenar, pseudônimo de Marguerite Cleenewerck de Crayencour que nasceu no dia 8 de junho de 1903 em Bruxelas, e faleceu no dia 17 de dezembro de 1987 em Mount Desert Island, Maine, EUA, foi uma escritora belga de língua francesa.
Foi a primeira mulher eleita à Academia francesa em 1981, após uma campanha e apoio activos de Jean d'Ormesson, que escreveu o discurso de sua admissão.
Ela foi educada de forma privada e de maneira excepcional: lia Jean Racine com oito anos de idade, e seu pai ensinou-lhe o latim aos oito anos e grego aos doze.
Em 1939 mudou-se para os Estados Unidos, onde passou o resto de sua vida, obtendo a cidadania estado-unidense em 1947 e ensinando literatura francesa até 1949.
As suas Mémoires d´Hadrien (Memórias de Adriano), de 1951, tornaram-na internacionalmente conhecida.

Este sucesso seria confirmado com L'Œuvre au Noir (A Obra em Negro, 1968), uma biografia de um herói do século XVI, chamado Zénon, atraído pelo hermetismo e a ciência.
Publicou ainda poemas, ensaios (Sous bénéfice d'inventaire, 1978) e memórias (Archives du Nord, 1977), manifestando uma atracção pela Grécia e pelo misticismo oriental patente em trabalhos como Mishima ou La vision du vide (1981) e Comme l´eau qui coule (1982).

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com