sexta-feira, junho 02, 2006

 

PIO X


Posted by Picasa São Pio X, nascido Giuseppe Melchiorre Sarto em Riese, Província de Treviso,
em 2 de Junho de 1835 e falecido em Roma no dia 20 de Agosto de 1914, foi Papa de 4 de agosto de 1903 ate a data da sua morte.
Era o segundo de dez filhos de una família rural.

Ordenado em 1858, estudou direito canónico e a obra de São Tomás de Aquino. Em 10 de Novembro de 1884 foi elevado a Bispo de Mântua, e em 1896 a Patriarca de Veneza sendo eleito Papa em 4 de Agosto de 1903 com 55 dos 60 votos possíveis no conclave.
Governou a Igreja Católica com mão firme numa época em que esta enfrentava um laicismo muito forte e diversas tendências do modernismo, encarado como a síntese de todas as heresias nos campos dos Bíblia e teologia.
O modernismo, assim condenado, refugiou-se em algumas sacristias, vindo a renascer mais tarde com o nome de progressismo e está na raiz da teologia da libertação. São Pio X introduziu grandes reformas na liturgia, sempre num sentido tradicional e facilitou a participação popular na Eucaristia.
Permitiu a prática da comunhão frequente e fomentou o acesso das crianças à Eucaristia quando da chegada à chamada idade da razão.
Promoveu ainda o estudo do catecismo e o canto gregoriano.
Publicou 16 encíclicas.
Pio X não receou provocar uma crise com a França quando condenou o presidente francês por visitar Victor Emmanuel III, Rei de Itália, com quem a Igreja estava de más relações desde a tomada dos Estados Papais na unificação italiana, em 1870.

Entre as consequências deste embate cita-se a completa separação entre Igreja e Estado em França e a expulsão dos Jesuítas.
Teve como Secretário de Estado o famoso Cardeal Merry del Val.
Na lápide do seu túmulo na Basílica de São Pedro no Vaticano, lê-se: A sua tiara era formada por três coroas: pobreza, humildade e bondade.

Foi beatificado em 1951 e canonizado em 3 de Setembro de 1954.
O seu lema era "Renovar todas as coisas em Cristo".
É o patrono dos peregrinos enfermos

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com