sexta-feira, junho 16, 2006

 

VALENTINA TERESHKOVA


Posted by Picasa Valentina Vladimirovna Tereshkova, em russo Валентина Владимировна Терешкова, transliteração Valentina Vladimirovna Tereškova, nasceu em Maslennikovo, região de Yaroslavl, actual Rússia no dia 6 de março de 1937 e foi a primeira mulher cosmonauta da história.
Começou a trabalhar com 18 anos, numa fábrica têxtil.

Na mesma época, ela entrou num clube de pára-quedistas amadores. Aos 24 anos, em 1961, ela começou a estudar para se transformar em cosmonauta.
No mesmo ano, o programa espacial soviético considerou enviar mulheres ao espaço, numa forma de colocar a primeira mulher no espaço e superar os Estados Unidos.
Em 1962, ela foi admitida a função, principalmente por ser especialista em pára-quedas.
Em 16 de junho de 1963, uma missão soviética no mês de julho colocou duas aeronaves no espaço, sendo que uma foi conduzida por Valery Bykovsky, que bateu o recorde de resistência no espaço, quando ficou completa uma missão de cinco dias.

A coronel engenheira Valentina pilotou a nave Vostok 6 e tornou-se a primeira mulher no espaço.
Ela completou 48 órbitas ao redor da Terra, no total de 71 horas.
Ambas as naves aterrissaram no dia 19 de junho.
Em 1964 Valentina e o cosmonauta Andrian Nikolayev tiveram uma filha, considerada a primeira criança nascida de pais cosmonautas.
Durante 70 horas, em 1967, a cosmonauta circundou a órbita da Terra.

Ela foi eleita "A mulher do século" em 2001.
Ao realizar o primeiro vôo espacial de uma mulher, Valentina recebeu uma das principais condecorações da União Soviética, a ordem de Lenine, além de outras concessões soviéticas.

Ela também foi presidente do comitê das mulheres soviéticas e tornou-se membro do Soviete Supremo, o parlamento da URSS, e do Presidium, um grupo especial dentro do governo soviético.
Actualmente ela vive em Moscovo.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com