sexta-feira, junho 23, 2006

 

VESPASIANO


Posted by Picasa Tito Flávio Sabino Vespasiano que nasceu perto de Rieti no dia 18 de Novembro de 9 e faleceu em Aquae Cutiliae no dia 23 de Junho de 79, foi um imperador da Antiga Roma, o primeiro da dinastia Flávia, que ocupou o Poder em 69 d.C., logo após o suicídio de Nero (68) e o conturbado Ano dos quatro imperadores(69).
Foi proclamado imperador pelos seus próprios soldados em Alexandria.
Sucederam-lhe sucessivamente dois dos seus filhos, Tito e Domiciano.
De origem modesta, caráter enérgico e hábitos austeros, promoveu a pacificação e o aumento do poder romano nas províncias, prosseguindo a conquista da Bretanha.

Em 69 d.C., ocupava-se do assédio à Jerusalém. Ao tornar-se Imperador, seu filho mais velho, Tito - a quem entregou o cargo de prefeito da Guarda Pretoriana e nomeou seu sucessor conjuntamente com o irmão mais novo Domiciano -, terminou o assédio, esmagando a revolta judaica do ano 70.
Jerusalém foi destruída e meio milhão de judeus morreram e 100.000 foram escravizados.
Os sobreviventes que abandonaram a Palestina vieram a engrossar as comunidades da diáspora (dispersão), e o judaísmo sobreviveu em torno das sinagogas.
Um arco do triunfo entre o Fórum e o Coliseu celebrou a vitória sobre os judeus.
Vespasiano restaurou o Império, restabeleceu as finanças, reformulou o Senado e a Ordem Eqüestre.

Reprimiu a sublevação da Gália e enviou Agrícola à Bretanha, mas incompatibilizou-se com os meios senatoriais.
O Coliseu de Roma, também é chamado de Anfiteatro Flávio.
O período de seu governo ficou marcado por uma eficaz administração econômica quer na capital do império quer nas províncias, com um aumento significativo do tributo anual e a implementação de medidas econômicas muito mais severas, o que permitiu atingir níveis de progresso assinaláveis nas finanças do Estado, tendo inclusive angariado fundos para a construção do templo dedicado a Júpiter Capitolino e para o Coliseu de Roma (ou "Anfiteatro Fláviano").

Vespasiano morreu depois de dez anos de um reinado benéfico para o seu povo.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com