quinta-feira, junho 15, 2006

 

WERNHER VON BRAUN


Posted by Picasa Wernher von Braun, construtor de foguetes alemão, nasceu no dia 23 de Março de 1912 em Wirsitz, Alemanha, actualmente Wyrzysk, Polônia,e faleceu no dia 15 de Junho de 1977, em Alexandria, Virgínia, EUA.
Desde quando era estudante, Von Braun dedicou-se às experiências com foguetes e, a partir de 1932, desenvolveu modelos com combustível líquido para o exército.
Durante o regime de Adolf Hitler, tornou-se figura-chave no programa de rearmamento da Alemanha, concentrando-se na concepção de foguetes de combustível líquido e sólido.
Na famosa base-laboratório de Peenemünde, chegou à construção do foguete A-4, controlado a distância, rebaptizado em seguida pelo ministro da Propaganda nazista, Joseph Goebbels, de V-2 (Vingança-2).
O V-2 chegou a ser utilizado para atacar a Inglaterra.
Com a derrota alemã, em 1945, o engenheiro foi levado para os EUA, onde adoptou a cidadania norte-americana dez anos depois.
Nesse país, teve um papel preponderante na construção e no lançamento do primeiro satélite artificial norte-americano (o Explorer I) e também no desenvolvimento dos foguetes Saturno, iniciado em 1958.
Esses foguetes impulsionaram as naves da série Apollo, que pousaram na Lua no final de década de 1960 e início dos anos 70.
Von Braun foi, assim, um dos pioneiros na exploração do espaço.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com