sábado, julho 22, 2006

 

BILLY WILDER


Posted by Picasa Billy Wilder que nasceu no dia 22 de Junho de 1906 e faleceu no dia 27 de Março de 2002, foi um realizador de cinema norte-americano.
Em sua carreira de roteirista, director e produtor se estendeu por mais de 50 anos em mais de 60 filmes.
Ele é lembrado como um dos mais brilhantes cineastas de sua época em Hollywood e vários de seus filmes foram aclamados tanto pelo público, quanto pela crítica.
Nasceu Samuel Wilder em Galícia, na actual Polónia, filho de Max Wilder e Eugenia Dittler, ambos judeus. Originalmente pretendia tornar-se advogado, mas quando se mudou para Viena abandonou a carreira, tornando-se jornalista.
Mais tarde, com a experiência ganha, foi trabalhar num grande tablóide em Berlim, onde iniciou a sua carreira no cinema como roteirista, em 1929.
Depois da ascensão de Hitler, em 1933, emigrou para França e depois para os Estados Unidos. Sua mãe e avós morreram em Auschwitz.
Apesar de não falar inglês quando chegou em Hollywood, aprendeu rápido o idioma e contou com a ajuda de Peter Lorre para ingressar na indústria cinematográfica americana.
Em parceria com Charles Brackett, escreveu clássicos como Ninotchka( 1939) e Bola de Fogo (1941).
A partir de 1942 a dupla começou a fazer filmes com Brackett produzindo e Wilder na direcção. Produzindo clássicos como Double Indemnity (1944), Cinco covas no Egipto (1943), Farrapo humano (1945) (Oscar de Melhor Filme, Direcção e Roteiro) e Crepúsculo dos Deuses (1950) (Oscar de Melhor Roteiro), após o qual, findou a parceria.
Seus filmes seguintes foram produzidos por ele mesmo, como A montanha dos sete abutres (1951), e as comedias Quanto mais quente melhor (1959) e Se meu apartamento Falasse (1960) (Que lhe rendeu o Oscar de Melhor Filme e Direcção).
Aposentou-se em 1981.
Billy Wilder morreu de pneumonia no dia 27 de Março de 2002 aos 95 anos após enfrentar problemas de saúde, incluindo câncer, em Los Angeles, California, e foi sepultado no Westwood Village Memorial Park Cemetery em Westwood.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com