sexta-feira, julho 21, 2006

 

CAT STEVENS


Posted by Picasa Cat Stevens, cujo nome de nascença é Steven Demetre Georgiou, começa a interessar-se por música folk e rock n' roll nos seus tempos de Liceu.
Por essa altura, mais concretamente, no ano de 1965, começa a actuar sob o nome de Steve Adams.
Grava então o tema "I Love My Dog" que chega aos ouvidos da Decca Records que lhe propõe de imediato a assinatura de um contrato discográfico.
Cerca de um ano depois "I Love My Dog" já está no top-40 do Reino Unido. Seguem-se então uma série de singles de sucesso que tornam Cat Stevens um dos músicos do momento. "Matthew and Son", "Here Comes My Baby" e "I'm Gonna Get" são todos êxitos estrondosos que fazem crescer a expectativa em relação ao álbum de estreia do cantor.
Em 1967 surge o muito aguardado primeiro disco de Stevens intitulado "Matthew and Son", que entra de imediato para o top-10, muito à custa da força dos seus singles.
Apenas um ano depois, o músico regressa com o seu segundo trabalho, "New Master", que, ao contrário do primeiro, nem chega a entrar nos tops.
Ainda no mesmo ano, Stevens contrai tuberculose, facto que o leva a ser hospitalizado.
A sua recuperação completa só acontece um ano depois.
Quando volta à música, Stevens mostra-se desiludido com a indústria montada à volta dela e acaba por romper o contrato com a sua editora.
O seu material posterior é mais pessoal e introspectivo, como o demonstra o seu álbum seguinte, "Mona Bone Jakon", editado em 1971 pela Island Records.
Ainda no mesmo ano, segue-se "Tea For The Tillerman", o seu primeiro trabalho a entrar nas tabelas dos discos mais vendidos dos EUA, gerando uma série de singles de sucesso.
Em 1971 é a vez de "Teaser And The Firecut", um disco que, aquando da sua saída, chega à marca de ouro, gerando clássicos como "Peace Train" ou "Moon Shadow".
No ano posterior segue-se "Catch Bull At Four", um álbum um pouco mais rock que os anteriores que chega ao primeiro lugar dos EUA e a Disco de Ouro no Reino Unido.
Em 1973 Stevens está de novo desgastado com a fama e o mundo da música e decide mudar-se para o Brasil onde permanece um ano, fazendo aí aparições públicas muito esporádicas.
De volta ao Reino Unido edita, em 1974, "Buddah and The Chocolate Box" que lhe vale novo tema digno de figurar no top-10: "Oh Very Young".
No resto da década o músico continua a editar álbuns de sucesso, surgindo mesmo em 1975 um "Greatest Hits" com os seus maiores êxitos.
A 23 de Dezembro de 1977 Cat Stevens surpreende ao converter-se formalmente ao Islão, adoptando o nome Yusuf Islam e dedicado-se ao estudo e divulgação daquela religião.
No ano seguinte o músico edita o seu último álbum como Cat Stevens intitulado "Back To Earth", um disco que não tem, nem de perto, a aceitação dos anteriores.
Como consequência, o cantor deixa o mundo da música.
No final da década de 80 volta a estar na berlinda ao declarar o seu apoio ao Ayatollah Khomeini na sua "fatwa" (condenação à morte) contra o escritor Salman Rushdie (autor da polémica obra "Versículos Satânicos").
Este seu apoio vale-lhe a crítica veemente de muitas personalidades do mundo da música e não só. Assim, muitas bandas (como os 10.000 Maniacs) deixam de tocar versões de temas seus, retirando dos seus discos as referidas canções ­ isto apesar do cantor vir mais tarde a público afirmar que as suas afirmações teriam sido manipuladas.
Apesar de tudo, a sua música manteve-se popular, como o comprova a edição, em 1990 do disco "The Very Best Of Cat Stevens", que chega ao top-5 do Reino Unido.
Nasceu no dia 21 de Julho de 1948.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com