quinta-feira, julho 20, 2006

 

EDMUND HILLARY


Posted by Picasa Na primavera de 1953 chegou ao pé do Everest um anglozelandes acompanhado de intrépidos escaladores que estavam equipados com o melhor do que a ciência daquela época podia oferecer.
O líder da expedição era John Hunt, oficial inglês que havia realizado escaladas nos Alpes e outros sistemas montanhosos.
Entre seus companheiros estavam o neozelandês Edmund Hillary nascido no dia 20 de Julho de 1919 e o nepalês Tensing Norkay.
Depois de alguns contratempos, empreenderam a conquista do último degrau.
Hillary calculou então que a reserva de oxigênio era suficente para quatro horas e meia, mas para isso se o clima não piorar, o sucesso da empresa dependia das condições nas quais se encontravam a neve na parede de 360 metros que se encontrava ante eles.
“Apenas meu pico conseguiu alcançar a rocha da parede, compreendi imediatamente que minhas esperanças iriam se cumprir – escreveria o neozelandês.
Assim, em 29 de maio de 1953, às 11.30 horas, eles alcançaram o topo da montanha mais alta do mundo e entraram para a história.
O neozelandês Edmund Hillary e o sherpa Tensing Norgay cobrindo-se de glória, conquistaram o topo do Evereste e eles tornaram-se os primeiros seres humanos capazes de pisar com sucesso o pico mais alto da Terra.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com