sábado, julho 15, 2006

 

A PEDRA DE ROSETA


Posted by Picasa A Pedra de Roseta é um bloco de granito negro, muitas vezes identificado incorrectamente como "basalto," que proporcionou aos investigadores um mesmo texto escrito em egípcio demótico, grego e em hieróglifos egípcios.
Como o grego era uma língua bem conhecida, a pedra serviu de chave para a decifração dos hieróglifos por Jean-François Champollion, em 1822 e por Thomas Young em 1823.
Foi descoberta por soldados do exército de Napoleão em 1799, enquanto conduziam um grupo de trabalho de engenheiros para o Forte Julien, próximo a Roseta, no Egipto, cerca de 56 km ao leste de Alexandria.
Devido ao tratado da Capitulação, assinado em 1801, a pedra foi cedida às autoridades militares britânicas e levada à Inglaterra para preservação no Museu Britânico.
O bloco de pedra tem estranhos glifos cunhados separados em três partes distintas. Cada parte apresenta uma espécie de escrita que em nada se assemelhava com as outras duas. Estas três formas de escrita, constatou-se depois, eram textos nas seguintes línguas: hieróglifos, demótico, grego.
Suas inscrições registam um decreto instituído em 196 aC. sob o reinado de Ptolemeu V Epifânio escrito em duas línguas, Egípcio e Grego.

A versão em Egípcio foi escrita em duas versões, hieróglifos e demótico, que é uma variante cursiva da escrita hieróglifa.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com