sábado, julho 22, 2006

 

WILLEM DAFOE


Posted by Picasa Actor nascido no dia 22 de Julho de 1955, na cidade de Appleton, Winsconsin, EUA.
Diferente dos astros e galãs convencionais, Dafoe manteve a mesma conduta na escolha de seus personagens, geralmente figuras marginais ou excêntricas. Formado no teatro, fez sua estréia cinematográfica no obscuro ''O Portal do Paraíso'' (1980).
Mas foi notado pela primeira vez em ''Viver e Morrer em Los Angeles'' (1985), policial mediano dirigido por William Friedkim.
No papel de um vilão sádico, era o que o filme tinha de melhor.
A partir desse ponto sua carreira tomou a direcção ascendente.
Oliver Stone o chamou para interpretar o sargento Elias de ''Platoon'' (1986), uma espécie de contraponto ao demoníaco personagem de Tom Berenger.
Martin Scorsese colocou-o no papel de Jesus em ''A Última Tentação de Cristo'' (1988) , o que lhe valeu uma indicação ao Oscar de Melhor Actor naquele ano.
Aqui sua carreira toma um novo rumo, alternando-se entre personagens heróicos, como o agente de ''Mississipi em Chamas'' (1988) ou Caravaggio de ''O Paciente Inglês'' (1996), e pequenas participações, como o carcereiro lascivo de ''Cry-Baby'' (1990), o gângster com dor de dente de ''Coração Selvagem'' (1990) e o ridículo terrorista de ''Velocidade Máxima 2'' (1997). Trabalhou com Wim Wenders em ''Tão Longe, Tão Perto'' (1993), com Paul Auster em ''Lulu on The Bridge'' (1998) e com David Cronenberg em ''ExistenZ'' (1999).

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com