quinta-feira, agosto 03, 2006

 

JONAS SAVIMBI


Posted by Picasa Jonas Malheiro Sidónio Savimbi, Dr. que nasceu a 3 de Agosto de 1934 e faleceu a 22 de Fevereiro de 2002, foi durante mais de 30 anos o líder da UNITA em Angola.
Jonas Malheiro Savimbi nasceu e cresceu na província do Bié, em 1934.

Durante a sua juventude ganhou uma bolsa de estudos para a Europa (Portugal),onde viria a formar-se em ciências politicas.
A maior parte da vida adulta do líder da UNITA foi passada como líder da guerrilha.
Fluente em português, inglês e francês, Savimbi costumava reservar estas línguas para quando falava com os seus opositores políticos, diplomatas ou jornalistas.
No dia-a-dia, Savimbi usava o dialecto Ovimbundu para se exprimir.
A UNITA-Movimento do Galo Negro foi supostamente criada por Savimbi em 1966, para combater o colonialismo português.

Os seus "inimigos" argumentam, no entanto, que Savimbi era, ao contrário, um delator para o Governo português, que informava dos movimentos dos rebeldes na ex-colónia.
O líder da UNITA podia ter chegado ao poder, com o fim do colonialismo, tendo-lhe sido proposta uma partilha do poder no governo de transição com a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) e o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).
Apesar do apoio da África do Sul e dos EUA, a UNITA mostrou-se incapaz de combater contra a capacidade das tropas cubanas e soviéticas, que apoiavam o MPLA.
Em 1992, Savimbi concorreu a eleições e assinou um acordo de paz com o Governo de Angola. Os resultados deram-lhe a derrota e a situação ficou descontrolada.

O líder da UNITA retirou-se para a cidade de Huambo e optou pelo caminho da guerra civil, que causou a morte a milhares de pessoas.
E nem quando perdeu o apoio internacional — as Nações Unidas impuseram embargos de petróleo e armas à UNITA e o ex-Presidente dos EUA Bill Clinton reconheceu formalmente o Govenro de Angola — Savimbi voltou atrás, estabelecendo o Huambo como a sua capital e deixando claro aos jornalistas com quem falava que o movimento que liderava pretendia a paz.
Em 1994, a UNITA assinou os acordos de paz de Lusaca, depois de meses de negociações, e aceitou desmobilizar as suas forças, com o objectivo de conseguir a reconciliação nacional.

O processo de paz prolongou-se durante quatro anos, marcado por acusações e adiamentos.
A vice-presidência de Angola chegou a ser-lhe oferecida, bem como casa em Luanda, mas Savimbi continuou no Bié.
Em 22 de fevereiro de 2002, Jonas Malheiro Savimbi foi morto na província do Moxico (Leste de Angola), durante uma operação das Forças Armadas Angolanas, que resultou ainda na morte de outros elementos da UNITA.
Jonas Malheiro Savimbi, criou (fundou) sim a UNITA como um verdeiro movimento de massas diferente dos já existentes (MPLA/FNLA).

É falacioso dizer que Savimbi esteve ao serviço do governo colonial português ,visto que, desde estudante que é perseguido por aquele governo tendo sido forçado a abandonar a pátria Tuga.
A quando das "negociações" para a independência de Angola, o governo Português, preferiu confiar o pais (Angola) nas mãos do Dr. Agostinho Neto, lider do MPLA.
Se tal fosse, seria mais facil confiar tudo à Jonas Savimbi sendo o ponta de lança dos portugueses em Angola como se diz.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com