quinta-feira, agosto 17, 2006

 

ROBERT DE NIRO


Posted by Picasa Robert De Niro nascido em 17 de Agosto de 1943 em Nova Iorque é um famoso actor norte-americano conhecido por ter protagonizado diversos filmes do realizadorMartin Scorsese.
Apreciado por levar muito a peito os seus papéis de Niro engordou 27 quilos e aprendeu a jogar boxe para melhor encarnar o personagem Jake LaMotta em Raging Bull, afiou os dentes para fazer Cape Fear, e aprendeu a tocar saxofone em New York, New York (todos eles filmes de Scorsese). É por isso considerado normalmente como um grande observador de tiques e detalhes físicos, assim como de ser um perfeccionista.
O primeiro filme em que entrou foi “Greetings” de Brian de Palma.

Após esse filme participou em muitos outros com papéis maiores e menores, mas nenhum deles com grande sucesso, até que atingiu a popularidade com o seu papel em Bang the drum slowly em [1973].
No mesmo ano começou a trabalhar com Scorsese (que lhe foi apresentado por Brian de Palma) no filme Mean streets.
A partir daí, entrou em vários filmes de Scorsese como: Taxi Driver, New York, New York, Raging Bull, The king of comedy, Goodfellas, Cape fear e Casino.
Neste filmes de Niro representa personagens normalmente simpáticas mas emocionalmente instáveis e que revelam tendências sociopáticas.
A meio da década de 80, de Niro começou a fazer também papéis cómicos, com os quais teve bastante sucesso tais como: Brazil, Midnight run, Wag the dog, Analyze this e Meet the parents.
Ganhou dois óscares da Academia de Hollywood; um como actor principal em “Raging bull” e um como actor secundário em The godfather: Part II.
Curiosamente, de Niro e Marlon Brando são os únicos actores que ganharam óscares interpretando a mesma personagem (Vito Corleone), Niro em The Godfather III e Brando (que se recusou a receber o prémio),no primeiro filme da saga.
Contrariamente ao que é normalmente suposto, de Niro tem descendência irlandesa e não italiana.

Em Outubro de 2004 cancelou uma apresentação em Roma na Itália, após as autoridades italianas o terem acusado de apresentar estereótipos negativos da sua descendência nos seus filmes.
Em Dezembro do mesmo ano voltou a Roma para apresentar pela primeira vez uma exposição de arte do seu falecido pai.
As mesmas autoridades, surpreendidas, disseram que não guardavam ressentimentos.
De Niro é muitas vezes comparado com Al Pacino, os dois contracenaram em Heat de Michael Mann em 1995.
Em 2007, estará na ficção científica Stardust, baseada em história de Neil Gaiman, na qual contracenará pela primeira vez com a estrela Michelle Pfeiffer.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com