sábado, agosto 12, 2006

 

THOMAS MANN


Posted by Picasa Thomas Mann que nasceu a 6 de Junho de 1875 e faleceu a 12 de Agosto de 1955, foi um romancista alemão, considerado por alguns como um dos maiores romancistas do século XX, tendo recebido o prémio Nobel da Literatura em 1929.
Foi o irmão mais novo do romancista Heinrich Mann e o pai de Klaus, Erika, Golo (aliás Angelus Gottfried Thomas), Monika, Elisabeth e Michael Mann.
Filho do comerciante Johann Heinrich Mann e da brasileira Júlia da Silva Bruhns, nasceu em Lübeck, uma cidade do norte da Alemanha, onde mais de 90% da população é protestante.

A família de Thomas Mann detinha ali um negócio há várias gerações.
Em 1892 (quando tinha 17 anos) morre o seu pai, com o que os negócios da família são abandonados.
No ano seguinte, ele escreve alguns textos em prosa e artigos para a revista "Der Frühlingssturm" (a tempestade de Primavera) que ele co-edita.
Na mesma época, apaixona-se por Wilri Timppe, filho de um de seus professores.
Anos mais tarde, inspira-se em Timppe para criar Pribslav Hippe, personagem de "A Montanha Mágica".
Em 1894 (com 19 anos), junta-se à mãe em Munique, cidade católica do sul da Alemanha.

Júlia tinha mudado para Munique com o resto da família um ano antes e se instalado no bairro boêmio de Schwabing.
Rapidamente, a Senhora Mann tornou-se uma agitadora cultural e oferecia saraus literários e festas em sua casa.
Em Munique, Mann fez um estágio não remunerado numa sociedade de seguros, mas acabou por abandonar esta actividade em 1895, tornando-se escritor livre.
Entre 1896 e 1898, Thomas Mann tem uma longa visita a Palestrina, Itália, de visita ao seu irmão mais velho Heinrich Mann, também ele um romancista e que se tornou famoso mais cedo do que Thomas.

Thomas acompanha o irmão nos seus passeios a Roma e por outros lugares da Itália. Thomas Mann começou a trabalhar no manuscrito de "Buddenbrooks" em Itália. De volta a Munique, tornou-se um dos editores do jornal satírico-humorístico "Simplicissimus".
Por essa época, apaixonou-se por Paul Ehrenberg, um amor conturbado e não correspondido, mas que definiria mais tarde como a "experiência central de seu coração".

Resolve servir o exército, mas se arrepende. A família intervém e corrompe um médico para conseguir afastá-lo por falsos problemas de saúde.
Em 1901 é editado "Buddenbrooks". Thomas Mann torna-se famoso. Curiosamente, o editor (Fischer Verlag) tentou convencer Thomas Mann a encurtar o livro.

Thomas Mann não assentiu e o livro foi publicado na íntegra.
Em jeito de retrospectiva, Thomas Mann disse que julgava que o livro iria passar despercebido e seria possivelmente o fim da sua carreira literária.
A realidade foi bem diferente, como ele conclui com ironia.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com