sexta-feira, agosto 25, 2006

 

TONY RAMOS


Posted by Picasa Tony Ramos, nome artístico de Antônio de Carvalho Barbosa que nasceu em Arapongas- PR no dia 25 de Agosto de 1948 é um actor brasileiro.
Um dos mais importantes actores nacionais, destacou-se por seu trabalho em telenovelas.
O nome americanizado, Tony, era um costume da época em que estreou na carreira artística, e Ramos o sobrenome de um parente.
Sua vontade de ser actor surgiu ainda na infância, quando assistia aos filmes de Oscarito e desejava ser como ele.

Aos catorze anos, fez sua estréia na televisão, actuando em esquetes no programa Novos em Foco, na TV Tupi.
Ainda nessa emissora, fez sua primeira novela, A Outra, de Walter George Durst.
Aos dezesseis anos, participou da dupla musical Tony e Tom, que chegou a apresentar-se no programa Jovem Guarda.

Em 1977, após actuar em várias novelas na Tupi, transferiu-se para a Rede Globo, em que consolidou uma carreira de sucesso, tendo estreado em Espelho Mágico.
Passou, então, a morar no Rio de Janeiro.
Dentre seus memoráveis personagens, encontram-se: o filho de Dona Santaem Nino, o Italianinho(1969); André Cajarana, que lutava para provar a inocência do pai, em Pai Herói (1979); Tom, contracenando com Sônia Braga, em Chega Mais (1980); os gêmeos João Victor e Quinzinho, de Baila Comigo (1981); Riobaldo, o jagunço que se apaixona por Diadorim, interpretada por Bruna Lombardi, em Grande Sertão: Veredas(1985), mini série adaptada da obra de Guimarães Rosa; Tonico, um tipo amoral, em Bebê a Bordo (1988); Clementino, um dos poucos personagens que fogem à linha de bom moço na carreira de Tony, em Torre de Babel(1998); Miguel, o livreiro romântico, de Laços de Família (2000).
Em 1998, Tony conquistou o prêmio de melhor actor do ano em televisão da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e da TV Press - este numa eleição realizada entre oitenta editores de cadernos de TV no país -, por sua actuação como Clementino, de Torre de Babel, personagem bastante polêmico, que iniciou a história preso, por ter assassinado a mulher ao descobrir que ela o traía, e depois regenerou-se ao lado de um novo amor.

Além disso, pelo mesmo papel, foi eleito o melhor ator de 1998 segundo a pesquisa InformEstado.
Na Rede Globo, Tony também participou do programa A Comédia da Vida Privada e apresentou o Você Decide.

Além das telenovelas, Tony actuou em mais de oitenta teleteatros e mais de 20 peças, destacando-se: Quando as Máquinas Param(1970), de Plínio Marcos; Cenas de um Casamento(1997), de Ingmar Bergman, em que contracenou com Regina Braga; Spallanzani.
Em 2001, voltou a ser eleito o melhor actor do ano em televisão pela APCA, dessa vez por seu trabalho em As Filhas da Mãe.
Tony Ramos é considerado por seus colegas de profissão como uma pessoa íntegra e bem-humorada.
Além disso, tem um dos casamentos mais estáveis do meio artístico. Casou-se em 1969 com Lidiane, com quem tem dois filhos: Rodrigo, que é médico, e Andréa, advogada.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com