quinta-feira, setembro 21, 2006

 

1ª REVOLUÇÃO FRANCESA


Posted by Picasa Foi no dia 21 de Setembro de 1792 que os acontecimentos se precipitaram.
A Revolução Francesa derrubou a aristocracia que vivia dos privilégios feudais e liquidou a servidão, destruindo assim o esquema que sustentava o Estado absolutista encarnado na figura do monarca Luís XVI.

As famintas massas populares urbanas, a pequena burguesia radical, os pequenos produtores e, sobretudo, os camponeses (servos) mobilizaram-se para colocar abaixo o chamado Antigo Regime.
Além disso, instalou-se, com a Revolução, uma Assembléia Nacional Constituinte, onde ficaram definidos os princípios da nova sociedade, e formou-se a Primeira República Francesa.
Nesse período destruiu-se a sociedade de ordens ou estados do Antigo Regime - nobreza, clero e povo -, criando-se condições para o desenvolvimento do capitalismo na França, já que estavam garantidos os princípios de liberdade de empreendimento e de lucro. Num contexto de violenta luta social surgiram no cenário histórico várias correntes de pensamento social e político.Se a Revolução pode ser chamada de burguesa, não se deve deixar de lado o movimento camponês e popular urbano que lhe deu sustentação.

Os camponeses, duramente atingidos pela crise econômica, foram levados à miséria, o que aumentou sensivelmente a insegurança nos campos. Sua ira diante dos senhores ampliava-se por toda a França, com levantes, tumultos e reivindicações contra os direitos feudais.
O movimento camponês abalou a aristocracia. Nessa luta, segundo o historiador francês Georges Lefebvre, "o meio mais certo consistia no incêndio dos castelos e dos seus arquivos ao mesmo tempo". "Não foram poucas as vezes", diz ainda o historiador, que "os senhores recusavam-se a se desfazer de seus pergaminhos, e os camponeses incendiavam os castelos e enforcavam os donos".A fome e a carestia estavam na base desses movimentos, e também um pouco das idéias do grande filósofo do Século das Luzes, Jean-Jacques Rousseau, para quem "os frutos são de todos e a terra é de ninguém".
A eclosão da Revolução deveu-se, portanto, a uma série de factores: miséria, fome, desemprego, carestia e aumento populacional - além das más colheitas de 1788-89, o que elevou brutalmente o preço dos gêneros de primeira necessidade, e do pão em especial, em julho de 1789.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com