sexta-feira, setembro 15, 2006

 

AGATHA CHRISTIE


Posted by Picasa Agatha Mary Clarissa Christie que nasceu em Torquay no dia 15 de Setembro de 1890 e faleceu em Wallingford no dia 12 de Janeiro de 1976 foi uma romancista policial britânica e autora de mais de oitenta livros.
Criou as famosas personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Mr. Quin.
Nascida Agatha Mary Clarissa Miller, Agatha Christie é conhecida pelo mundo como a Rainha do Crime.

Seus livros venderam mais de um bilhão de cópias em inglês com outro bilhão em línguas estrangeiras. Ela é autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare.
Ela é a autora de oitenta romances de crime e colecções de pequenas histórias, dezanove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott.
Agatha começou a escrever sob influência de sua mãe, que a incentivou a criar um conto, enquanto Agatha estava com um forte resfriado e de cama. Ela chegou a duvidar de sua capacidade, mas conseguiu. Continuou escrevendo encorajada por Eden Phillpotts, um teatrólogo amigo da família. Quando já estava famosa, disse que durante muitos anos se divertiu escrevendo histórias melancólicas em que a maioria dos personagens morria.
O primeiro romance de Agatha Christie, O Misterioso Caso de Styles, foi escrito ao final da Primeira Guerra Mundial, na qual ela serviu como enfermeira.

Nele criou Hercule Poirot, o pequeno detective belga que mais tarde se tornaria o personagem de crimes de ficção mais popular desde Sherlock Holmes.
Foi publicado em 1920.
Em 1926, após uma média de um livro por ano, Agatha Christie escreveu sua obra-prima. O Assassinato de Roger Ackroyd foi o primeiro de seus livros a ser publicado pela editora Collins e marcou o início de um relacionamento autor-publicador que durou 50 anos e 70 livros.

O Assassinato de Roger Ackroyd também foi o primeiro dos livros de Agatha Christie a ser dramatizado – sob o nome de Álibi – e a fazer sucesso na West End de Londres.
A Ratoeira, sua mais famosa peça, estreou em 1952 e é a peça de maior duração em cartaz da história.
Agatha Christie tornou-se Dama na Ordem do Império Britânico em 1971.

Ela morreu em 1976, e desde então vários livros seus foram publicados pós-morte: o romance de sucesso.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com