sábado, setembro 16, 2006

 

B.B.KING


Posted by Picasa Riley King nasceu no dia 16 de setembro de 1925 no meio de uma plantação de algodão de Itta Bena, Mississípi.
O seu tio estava casado com uma piedosa predicadora que ao sair da igreja os visitava e tocava violão.
Desde a infância se interessou por blues, country, gospel e jazz.
Nascido no berço do Blues não era de se estranhar que o jovem King se interessasse por música, carreira que era muito mais proveitosa à época do que colher algodão, única alternativa restante. King começou a cantar com sua mãe que morreu quando ele tinha sete anos.
Criado pelos seus avós, ganhou o seu primeiro violão aos quatorze anos e começou a cantar em grupos de gospel, sozinho pelas cidadezinhas e inclusive, em 1944, para os soldados enquanto fazia o serviço militar.
("Pode parecer chocante, mas foi quando me meteram no quartel que decidi cantar blues. Meus companheiros tiveram a febre dos spirituals.")
Os dois bês no seu nome correspondem ao apelido "Blues Boy" que lhe deram numa emissora de rádio quando estava começando. Os seus primeiros antecedentes artístico sencontram-se na Igreja: foi membro do coro da sua paróquia desde muito jovem. No entanto, trabalhou no campo durante anos até que foi para Mênfis, no Tenessee, onde foi companheiro do seu primo, o célebre bluesman Bukka White e se relacionou com outros artístas do gênero.
Familiarizou-se com a guitarra seguindo o caminho de gente como T-Bone Walker, Lowell Fulson, desenvolvendo uma técnica própria. Tocou com Johnny Ace e com Bobby Blue Bland antes de adoptar definitivamente a música como profissional em 1949.
Nesse ano gravou suas primeiras faixas em vinil. Durante o início dos anos 50 foi produzido por ninguém menos que Sam Philips, até então um produtor medíocre. Em 1951 conseguiu pela primeira vez sucesso nacional nas paradas de r&b com a música Three O'Clock Blues. Aproveitando a boa repercussão montou a banda Beale Streeters (com o vocalista Bobby Bland, o pianista Johnny Ace e o baterista Earl Forest).
Faleceu recentemente.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com