sábado, setembro 02, 2006

 

CRISTIAN BARNARD


Posted by Picasa O feito heróico do cirurgião Christian Barnard foi ter realizado o primeiro transplante ao coração humano da história da medicina, no dia 3 de Dezembro de 1967.
«No Sábado, eu era cirurgião numa pequena cidade da África do Sul. Na segunda eu era mundialmente conhecido», afirmou o médico a propósito do transplante. De um dia para o outro o reconhecimento mundial chegou para o homem que mudou para sempre a cirurgia cardíaca.
O curioso é que Christian Barnard utilizou as técnicas pioneiras sem o conhecimento do hospital onde trabalhava.
Nascido na África do Sul no dia 8 de Novembro de 1922, numa família modesta e devota a Deus, o pai era pastor e a mãe tocava órgão na igreja, tinha mais quatro irmãos, todos rapazes.
Um deles morreu cedo devido a uma doença de coração, o que terá influenciado o destino do futuro médico.
Já na universidade, Barnard tinha que percorrer cinco milhas todos os dias para estudar medicina na cidade do Cabo.
No fim dos anos 50 foi estudar para os Estados Unidos para aprender as mais recentes técnicas relacionadas com a cirurgia cardíaca.
No ano de 1967, em que realizou o primeiro transplante ao coração humano, era já um reconhecido cirurgião na África do Sul, onde trabalhava na cidade do Cabo.
Para além deste feito, Barnard foi também pioneiro em outras cirurgias nesta área, contribuiu para o desenvolvimento de válvulas artificiais e chegou a usar o coração de macacos para manter vivos doentes.Barnard trabalhou sempre arduamente, escreveu vários livros científicos e difundiu ideias contra o racismo na África do Sul, onde se tornou um nome controverso.
O cirurgião provocou também polémica ao confessar que tinha praticado a eutanásia em doentes terminais, incluindo na própria mãe.
Christian Barnard morreu no dia 2 de Setembro de 2001, aos 78 anos, quando estava de férias no Chipre, segundo parece com problemas cardíacos.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com