sexta-feira, setembro 01, 2006

 

GLORIA STEFAN


Posted by PicasaGloria Estefan é a mais cubana das americanas . Ou seria a mais americana das cantoras cubanas ? Melhor deixar pra lá.
O que importa é que há mais de uma década , gente de diversos países danças ( ou baila ) ao som de suas músicas e identifica Gloria como um sinônimo de mistura entre a sensualidade dos ritmos latinos e a universidade da música americana.
Com autoridade de quem , em 1992 , integrou a delegação dos EUA na assembléia da ONU , ela pode ser considerada uma cidadã do mundo .

Gloria Maria Fajardo nasceu em 1 de setembro de 1957 , em Havana , Cuba . Dois anos depois, sua família fugiu da ditadura de Fidel Castro mudando-se para Miami. Em 1961 , o pai , José, participou da invasão da Baía dos porcos , a frustrada tentativa de tirar Castro do poder , e acabou passando um ano e meio na prisão , enquanto Gloria e o restante dos Fajardos ficaram vivendo em um gueto de cubanos perto do Orange Bowl em Miami .
Mais tarde , José integraria o exército americano do Vietnam , de onde voltou com a saúde muito debilitada pelos efeitos venenosos do agente laranja .
Enquanto a mãe ia trabalhar fora para sustentar a família , Gloria ficava em casa cuidando do pai inválido.
Uma de suas poucas diversões era o violão , com o qual passava horas no quarto cantando e tocando sucessos da rádio .
A avó , que lhe ensinava canções cubanas de seu tempo , era uma das que mais incentivava Gloria. Em 1975 cantando informalmente durante um casamento , ela impressionou Emilio Estefan , o líder da Banda Miami Latin Boys, contratada para animar a festa.

Gloria havia sido colega de Emílio no segundo grau , mas nunca imaginava que o amigo de colégio poderia ser seu futuro parceiro .
Como uma cinderela , pintava ali um dos mais douradouros romances do showbiss .
O convite para que Gloria se juntasse ao grupo foi imediato , e a resposta , a principio relutante foi sim . Gloria aceitou cantar apenas nos fins de semana , mas logo em seguida já estaria totalmente integrada – fazendo surgir o MIAMI SOUND MACHINE.
O som da banda se destacava , mistura do regionalismo dos ritmos afro-cubanos . Gravaram alguns discos em espanhol e excursionaram com o sucesso pela América Central e em alguns países da América do Sul, até que em 1984 , Emilio Estefan conseguiu convencer os executivos da Epic Records a lançar um disco em inglês “Eyes of Innocense” como teste.

Logo o primeiro single “Dr. Beat” , estouraria nas pistas de dança norte-americanas abrindo espaço para um novo LP “primitive Love” , puxado pelo hit “Conga” que faria de Gloria Estefan uma cantora conhecida mundialmente.
O LP virou Disco de Platina duplo e 'Conga foi a única musica na história da parada da Billboard a figurar ao mesmo tempo nas categorias pop, latino, soul e dance.

Com uma média de um disco lançado a cada dois anos, vános hits se sucederam.
Muitos deles,como Bad Boy e Rhythm Is Gonna Get You, marcaram época nas pistas de dança brasileiras.
Em 1990, uma tragédia pessoal marcaria sua vida: na manhã do dia 20 de março, o onibus em que viajava voltando de uma turnê pela Pensilvânia parou na beira da estrada e acabou abalroado na traseira por um caminhão em alta velocidade Gloria machucou seriamente a coluna e pensou que nunca mais iria poder andar. Depois de uma delicada cirurgia, ela redescobriu o prazer de viver. Até que, em 1993, surpreenderia a todos com Mi Tierra, seu primeiro disco em espanhol desde que assinou com a Epic. Nele, Gloria empreendia uma nostálgica viagem à Cuba de seus antepassados, gravando clássicos de todas as épocas da música local. O disco vendeu mais de 4 milhões de cópias em todo o mundo e deu à cantora seu primeiro Grammy (na categoria de Melhor Álbum Latino).
Era uma forma de acertar contas com o passado, buscar nas palavras de sua avó as lembranças de um país que mal chegou a conhecer. 'Costumo sonhar em duas línguas, mas o idioma do meu coração é o espanhol, aquele que escolhi para educar meus filhos e declarar meu amor a Emilio' diz.
Mesmo com seus discos proibidos de serem postos à venda em Cuba e com suas canções impedidas de tocar nas rádios, Mi Tierra chegou a seus conterrâneos e foi cultuado.

A tão sonhada volta a Cuba, em 1995, não aconteceu da forma como imaginava. Gloria foi cantar em Guantanamo, e recorda a experiência: Foi muito doloroso pra mim, porque havia uma cerca que dividia Guantanamo do resto de Cuba, e, como eu aquelas pessoas que estavam assistindo ao show haviam perdido sua nacionalidade. Quanto mais eu viajo pelo mundo, mais sinto falta de meu país. Saber que ele está a poucos quilômetros de onde eu moro e não poder participar da vida ali é frustrante. Ainda mais sabendo que as pessoas estão sofrendo tanto num lugar que parece uma prisão da idade da pedra'~.
No ano seguinte, coube a Gloria Estefan a honra de gravar a canção-tema dos Jogos Olímpicos de Atlanta, “Reach", e de cantá-la na cerimônia de encerramento, transmitida pela TV para todo o mundo inclusive Cuba, onde as imagens puderam ser captadas por quem possui antenas parabólicas.

Aquela noite foi ainda mais inesquecível porque a festa de encerramento contou também com a participação de seu pai, representando a equipe de vôlei de Cuba dos Jogos Panamericanos de 1952.
Com 40 anos bem vividos, pouco falta a Gloria Estefan em sua (com o perdão do trocadilho) gloriosa trajectória artística e pessoal. Um casamento sólido que lhe deu dois filhos (Nayib, 17 anos, e Emily, 3); uma carreira recheada de hits e milhoes de discos vendidos; apresentaçoes nas Olimpíadas e até para o Papa no Vaticano; convites para estrear como actriz no cinema, que ela vem diplomaticamente recusando .
Uma polpuda conta bancária; e a admiração dos fás de várias línguas e culturas. Gloria Estefan nunca foi uma pessoa acomodada, e a maior prova disso é que seu último disco, Gloria!,que a princípio seria uma compilação de remixes de seus maiores sucessos, acabou virando um álbum de músicas inéditas. Entre elas está Cuba Libre", que sintetiza aquele que talvez seja seu único grande sonho ainda não realizado: 'voltar àCuba, de preferência com Fidel Castro longe do poder". O lugar de onde venho/ Eu mal lembrol Mas a alma de meu povol Estará comigo para semprel Quero minha Cuba livrei Para que as pessoas possam dançar (Gloria e Emilio Estefan).

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com