quinta-feira, setembro 07, 2006

 

MOBUTU SÉSÉ SEKO


Posted by Picasa Mobutu Sésé Seko Nkuku wa za Banga nascido em Lisala no ano de 1930 e falecido em Rabat no dia 7 de Setembro de 1997, foi o presidente do Zaire (agora República Democrática do Congo) entre 1965 e 1997.
Mobutu nasceu como Joseph-Désiré Mobutu numa pequena aldeia da selva no então CongoBelga, e seu pai morreu quando ele tinha oito anos e vem a ser o seu avó e um tío que cuidam dele.
Estuda numa missão católica mas é expulso pela sua conduta violenta, passando mesmo seis meses na cadeia até que como castigo entra em 1949 no exército colonial por um período de sete anos, chegando a sargento mor, o máximo posto que podía obter um negro.
Deixou o exército em 1956 e trabalhou como jornalista e editor e viaja pela primeira vez à Europa, a um congresso em Bruxelas, onde permanece um tempo e alí em 1958 uniu-se ao nacionalista Movimento Nacional Congolés (MNC).
Ao obter o Congo a independencia a 30 de junho de 1960 o novo governo nomeou-o secretario de estado de defesa, mas o governo era instável pelas rivalidades entre o primeiro ministro Patrice Lumumba e o presidente Joseph Kasavubu.
A 14 de setembro de 1960 um golpe de estado retirou a Lumumba o poder e ele como chefe de estado maior é o encargado de prendê-lo, ao que seguíu o seu assassinato pouco despois e o país entra num período de caos.
Em 1965, o já tenente general, depois de reorganizar o exército, dá um golpe de estado contra o presidente Kasavubu e o primeiro ministro Moise Tshombe.
Mobutu declarou-se presidente por cinco anos, instala um regime autoritario de partido único, Movimento Popular da Revolução com forte culto á sua personalidade, e mantém boas relações com a Europa e os Estados Unidos .

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com