sexta-feira, setembro 08, 2006

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Frederico Osanam
Nascido na Itália, em 23 de abril de 1813, Antonio Frederico Ozanam viveu na França.

Muito de sua vida de caridade e serviço aos pobres se deve particularmente ao pai, João Antonio um exemplo de caridade cristã.
Este era médico oficial do exército napoleônico e cuidava gratuitamente de pessoas humildes que não tinham como pagar pelos cuidados médicos.
Frederico foi estudar Direito e Letras na universidade de Sorbone em Paris, onde depois foi professor, mas a sua paixão era o estudo de Religião Comparada, nas horas vagas. Nesta época havia se hospedado na casa de Adré-Marie Ampère, o famoso estudioso da eletrodinâmica.
Contagiado pela fé do amigo e orientado pelo seu confessor, o abade Noirot, se envolveu com jovens intelectuais cristãos numa época onde o clericalismo ortodoxo estava sendo duramente combatido em toda a Europa.
Defensor da fé, empolgante orador, excelente escritor e precioso professor, Frederico não estava satisfeito em apenas praticar o cristianismo intelectual.
Entendia que era necessário fundamentar essa fé o exercício de uma obra de caridade, pois assim ela se justificaria.
Então, voltou-se para os pobres e norteou a sua vida no sentido de serví-los, a exemplo de seu pai e dos ensinamentos de Jesus Cristo.
Junto de outros jovens cristãos, com o mesmo objectivo, fundou a Sociedade de São Vicente de Paulo, em 1833, uma instituição católica, mas de leigos, direcionada para dar abrigo e assistência aos pobres e aos excluídos.
Entretanto ele pensou não apenas no objectivo social, mas também no religioso para os integrantes a Sociedade, que além de proporcionar o bem estar aos pobres, trilhariam o caminho da santificação, no seguimento de Cristo.
Também colocariam em prática os princípios da verdadeira democracia social e dos direitos humanos dos indivíduos baseados na caridade cristã. Por esta visão humanitária e democrática cristã ele é considerado precursor da doutrina social da Igreja.
Frederico Osanam se casou em 1841. Teve uma filha. Mas continuou firme na Obra. Amigo da nobreza e intelectualidade parisiense viajou por toda a Europa, difundindo as "Conferências de Caridade da Sociedade São Vicente de Paulo" .
Porém, quando sentiu seu organismo ser tomado pela doença, preferiu ir viver numa das casas da Sociedade São Vicente de Paulo, optando pela vida simples e humilde. Sua obra se expandiu e seus integrantes se tornaram numerosos, espalhando-se por todo o planeta.Morreu em 8 de setembro de 1853, em Marselha, França.
Em 1997, o Papa João Paulo II, durante a solenidade de sua beatificação, na Catedral de Notre Dame, em Paris disse: "Frederico Osanam é verdadeiramente um santo laico do nosso tempo". Sua festa litúrgica ocorre no dia de sua morte.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com