quinta-feira, setembro 07, 2006

 

PAULO AUTRAN


Posted by Picasa Paulo Autran, o grande actor brasileiro, nascido em 7 de Setembro de 1922 iniciou sua carreira no teatro, representando peças clássicas de Shakespeare , como: Rei Lear , Otelo, Macbeth.
Pertenceu ao Teatro Brasileiro de Comédia (T.B.C.), e depois montou sua própria companhia , junto com Tônia Carrero.
Sua actuação no cinema foi discreta , mas marcante: além de "Terra em Transe"(1967) , de Glauber Rocha, onde representou o papel de Porfírio Dias, participou de "Uma Pulga na Balança", da Vera Cruz .
Paulo Autran participou também de novelas na televisão como "Pai Herói"e "Os Imigrantes".Ele também é muito conhecido na cidade de Paraty, RJ por ser proprietário de uma linda pousada chamada: Pousada Pardieiro.
O que mais impressiona em Paulo Autran é que ele tenha 81 anos.
O actor parece ter 20 anos a menos. A receita da sua longevidade e boa saúde é desconcertante: fumar desde a juventude, nunca fazer exercícios, comer de tudo e trabalhar todos os dias. "Minha vida não é exemplo para ninguém", diz Paulo Autran, tirando mais uma baforada do cigarro, sentado no sofá da sua ampla sala de visitas, nos Jardins, em São Paulo, sem encostar, perfeitamente erecto.
Ele não fez curso de teatro, formou-se em direito nas arcadas do largo São Francisco, era advogado com escritório montado quando estreou profissionalmente no palco, aos 27 anos. Estréia já com o melhor salário no teatro da época, ganhando mais que as estrelas Tônia Carrero e Cacilda Becker.
E já na estréia profissional recebe o prêmio de melhor actor do ano.
Também num outro sentido a carreira de Autran não é paradigma: ele fez poucos filmes e não gosta de televisão, na qual trabalhou apenas em três novelas.Seu lugar é o palco. Foi nele que se encontrou, artística e existencialmente.
No teatro, fez de tudo: tragédias e comédias, grandes autores e desconhecidos, obras de arte e peças acabadamente comerciais, shows e recitais, musicais e monólogos, espetáculos arriscados e acomodados, foi protagonista e actor secundário, além de director e produtor.
Autran fez sua vida no palco. Sem ele, o teatro nacional seria outro: menor. O cinema também. Sua interpretação de Porfírio Diaz no melhor filme brasileiro de todos os tempos, "Terra em Transe" (1967), de Glauber Rocha, será enaltecida enquanto houver interesse na arte brasileira do século 20.

Comentários:
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com