sábado, setembro 02, 2006

 

PENITENCIARIA DE LISBOA


Posted by Picasa Reforma Penal e das Prisões, de 1 de Julho de 1867, aboliu a pena de morte e instituiu a pena de prisão maior celular, criando para o efeito as Cadeias Penitenciárias.
Em 2 de Setembro de 1895 deram entrada os primeiros presos na Cadeia Penitenciária de Lisboa, começada a construir em 1873, e hoje designada por Estabelecimento Prisional de Lisboa.
Trata-se de um Estabelecimento concebido segundo o Sistema Panóptico com uma estrutura em estrela constituída por seis alas, com 4 pisos, que convergem num ponto de onde a vigilância se exerce sobre o corredor central de cada ala.
Para além destas alas, no perímetro do Estabelecimento, existe ainda um pavilhão pré-fabricado (ala H) com 22 camaratas distribuídas por dois pisos.
Os primeiros programas de apoio a reclusos toxicodependentes ocorreram nesteEstabelecimento com a criação de uma unidade terapêutica autónoma (Ala G).
O Estabelecimento dispõe de serviços clínicos, em instalações próprias, com uma enfermaria de internamento. Os reclusos em Regime Aberto Voltado para o Exterior encontram-se alojados na antiga Cadeia das Mónicas, edifício datado dos finais do Século XVI, parcialmente desactivado.
Em cada Ala do EP funcionam um ginásio, refeitório e bar.Em polígono envolvente situam-se as instalações oficinais e serviços de apoio.Possui ainda um anfiteatro habitualmente utilizado para espectáculos e outras actividades lúdicas e um edifício recentemente construído para a "Casa do Pessoal" mas também utilizado para a organização de seminários e debates.
A população prisional é maioritariamente constituída por reclusos em cumprimento de pena, estando uma ala afecta a reclusos preventivos da área de Lisboa.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com