sexta-feira, setembro 08, 2006

 

RICARDO, CORAÇÃO DE LEÃO


Posted by PicasaRicardo I nascido a 8 de Setembro de 1157 e falecido a 6 de Abril de 1199 foi Duque da Aquitânia (1168-1199), Conde de Anjou, Duque da Normandia e Rei de Inglaterra (1189-1199), tendo sido coroado no dia 3 de Setembro.
Ricardo é também conhecido por vários cognomes, entre eles Coração de Leão (Coeur de Lion, Lionheart), Oc et No (sim e não em provençal) e Melek-Ric pelos muçulmanos do Médio Oriente, que usavam a sua figura para ameaçar as crianças que se portavam mal. Ricardo foi um dos líderes da Terceira Cruzada e foi na sua época considerado como um herói.
Ricardo era o terceiro filho de Henrique II de Inglaterra e Leonor da Aquitânia, depois de Guilherme, Conde de Poitiers, que morreu criança, e Henrique o Jovem.
Foi educado essencialmente pela mãe e quando Leonor decidiu separar-se de Henrique II e ir viver para Poitiers no fim da década de 1170, Ricardo acompanhou-a.
Enquanto príncipe recebeu uma excelente educação, mas sobretudo virada para a cultura francesa. Ricardo nunca aprendeu a falar inglês e pouca ou nenhuma importância deu a Inglaterra durante a sua vida.
Em 1168 tornou-se Duque da Aquitânia em conjunção com Leonor, no âmbito da política de Henrique II em dividir os seus territórios pelos filhos.
A medida não obteve os objectivos esperados porque, em 1173, Leonor e Ricardo foram os responsáveis por uma revolta generalizada contra Henrique II que partiu da Aquitânia.
O rei controlou os motins no ano seguinte, perdoando a Ricardo e Herique o Jovem, mas encarcerando Leonor.
Talvez por isso e pelo humilhante pedido desculpas a que foi obrigado, Ricardo nunca se reconciliou totalmente com o pai.
Após este episódio, Ricardo teve que lidar ele próprio com diversas revoltas da nobreza da Aquitânia que desejavam vê-lo substituído por um dos irmãos, e que suprimiu com violência.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com