sábado, setembro 23, 2006

 

SIGMUND FREUD


Posted by Picasa O pai de Freud, Jacob, nasceu em 1815, em Tismênica, pequena cidade de 6.000 habitantes, na Galícia Oriental (Polônia) que na época era província do Império Austro-Húngaro.
As gerações anteriores a ele chamavam-se Freide.
Em algum momento houve, pois, uma mudança de nome.
Sua mãe, Amalie Nathason, da mesma província, nasceu em 1835.O avô materno de Jacob era comerciante ambulante e costumava levar o neto em suas viagens -muitas delas a Freiberg-, o que lhe deve ter permitido obter uma visão mais alargada do mundo, fora da cultura estritamente judaica.
Já crescido, Jacob comerciava lã entre a Galícia e a Morávia. Foi de Tismênica que ele se mudou para Freiberg, onde Sigmund Freud veio a nascer.
Aos 16 anos, em 1832, e ainda na primeira cidade, desposou Sally Kaner e com ela teve dois filhos: Emanuel, que nasceu em 1832 e Felipe, dado à luz em 1836. Sally faleceu em 1852, após o que Jacob parece ter vagado pela Europa e ter tido um breve casamento com uma moça por nome Rebeca da qual se tem poucas notícias.
Posteriomente (1855), casou-se outra vêz, agora com Amalie (num terceiro matrimônio), a qual viria a ser mãe de Freud. Nesta época Jacob já era avô porque seu filho Emanuel já tivera o primeiro filho, John, nascido em 1854. Uma filha, Paulina, nasceria em 1856 e outra, Berta, em 1859.Freud já nasceu, então, como tio.Ele veio ao mundo às 18:30 h. do dia 6 de maio de 1856, uma terça feira, na pequena cidade rural de Freiberg, no nordeste da Morávia, próxima a Ostrau, onde voltou uma única vez, aos 16 anos.
Freiberg - hoje Pribor, na Republica checa - situava-se, então, no Império Austro-Húngaro.
Morreu a 23 de setembro de 1939, em Maresfield Gardem, 20, em Londres.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com