sexta-feira, setembro 01, 2006

 

VITTORIO GASSMAN


Posted by Picasa Vittorio Gassman que nasceu a 1 de setembro de 1922 e faleceu no dia 29 de junho de 2000, conhecido como Il Mattatore, foi um actor e director de cinema italiano muito popular.
Nascido em Gênova, numa família de origem alemã, Gassman é considerado um dos maiores actores italianos, e é lembrado pela seu extremo profissionalismo, versatilidade e magnetismo.
Sua longa carreira abrange tanto produções importantes como dezenas de fimes menos famosos (que, no entanto, lhe valeram uma grande popularidade).
Ainda jovem, Gassman mudou-se para Roma, onde freqüentou a Academia Nacional de Arte Dramática, onde estudavam outras grandes figuras do cinema e teatro italianos, como Paolo Stoppa, Rina Morelli, Adolfo Celi, Luigi Squarzina, Elio Pandolfi, Rossella Falk, Lea Padovani e, depois, Paolo Panelli, Nino Manfredi, Tino Buzzarelli, Gianrico Tedeschi, Monica Vitti, Luca Ronconi e outros.
Sua estréia no teatro deu-se em Milão, em 1942, com Alda Borelli em Nemica di Niccodemi.
De volta a Roma, no Teatro Eliseo, juntou-se a Tino Carraro e Ernesto Calindri num trio que se tornou célebre e com o qual recitou em diversas óperas, de comédias burgesas a um sofisticado teatro intelectual, sem aparentar dificuldades em passar de um estilo a outro.Em 1946 estréia no cinema, em Preludio d'amore; no ano seguinte, participa de 5 filmes. Em 1948, sua célebre participação em Riso Amaro confirmou suas qualidades também diante das câmeras.Com com a companhia teatral de Luchino Visconti Gassman amadurece e faz sucesso, juntamente com Stoppa, Rina Morelli e Paola Borboni. Gassman interpretou um vigoroso Kowalski em Um bonde que se chama desejo de Tennesse Williams. Em 1952, juntamente com Luigi Squarzina, fundou e dirigiu o Teatro d'Arte Italiano, produzindo a primeira versão completa de Hamlet ma Itália, bem como obras raras de Sêneca, Ésquilo e outros.
Morreu de ataque cardíaco em sua casa de Roma.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com