sábado, outubro 14, 2006

 

DWIGHT EISENHOWER


Posted by Picasa Dwight David Eisenhower nascido no dia 14 de Outubro de 1890 e falecido no ano de 1969 foi presidente dos Estados Unidos da América entre 1953 e 1961 e comandante supremo das forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido designado para este posto em 1943.
Coube a ele o comando do desembarque na Sicília pelos Aliados.
E graças a seus esforços diplomáticos foi possibilitado o desembarque aliado na Normandia - o Dia D.
Foi um dos pioneiros em entender que a guerra consistia muito mais numa logística bem elaborada e organizada do que em soldados capazes e armas modernas.

Sua iniciativa em criar uma frente ampla para combater os alemães ajudou na derrota destes, em maio de 1945.
Encontrou-se com Georgy Zhukov, comandante-em-chefe do Exército Vermelho, tornando-se seu amigo pessoal.
Escolhido para o comando das forças armadas da OTAN em 1950, teve de abandonar esse posto precocemente, por ter sido escolhido candidato presidencial pelo Partido Republicano dos Estados Unidos.

Assim sendo, em 1952, tendo Richard Nixon como vice-presidente, derrotou nas urnas o democrata Adlai Stevenson e encerrou vinte anos de domínio democrata na política americana. Como presidente, presenciou o nascimento da Guerra Fria e foi muito criticado por não estar a tom com os desdobramentos políticos desse evento (por exemplo, o envio ao espaço pelos soviéticos da nave Sputnik).

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com