sábado, outubro 07, 2006

 

EDGAR ALLAN POE


Posted by Picasa Nasceu em Boston, EUA, em 1809, de um casal de actores fracassados.
Órfão aos dois anos, adoptado por rico comerciante, viajou pela Escócia e Inglaterra, recebendo esmerada educação clássica.
Em 1826, freqüenta a Universidade de Virgínia, estudando grego, latim, francês, espanhol e italiano, mas abandona o estudo por causa do jogo.No ano seguinte, retorna a Boston, onde publica Tamerlão e Outros Poemas, e, em 1829, um novo volume de poesias: Al Aaraaf, Tamerlão e Poesias Menores. Ingressa na West Point, mas é expulso por faltar às aulas. Dedica-se então à literatura, numa vida nômada e inconstante, partindo para Nova York, o maior centro literário americano da época.
Em 1831, publica Poemas; em 1833, com Manuscrito Encontrado numa Garrafa ganha o prêmio de 50 dólares e torna-se redactor e editor do Literary Messenger; mas é demitido por abuso de bebida.Em 1838, em Filadélfia, trabalha como editor no Button’s Gentleman Magazine.
Escreve A Queda do Muro de Usher e Contos do Grotesco e do Arabesco.Em 1840 demite-se do Button’s e, em 1841, passa a editar o Graham’s Magazine; nele publica seu primeiro romance policial, Os Crimes da Rua Morgue, e, em 1841, o conto policial O escaravelho de Ouro, que lhe dá 100 dólares de prêmio, além de prestígio e publicidade.
Em 1848, em Nova York, escreve A Balela do Balão e torna-se subeditor do Evening Mirror, onde publica o célebre poema O Corvo.Certo dia, após uma bebedeira, é encontrado inconsciente numa rua. Levado para um hospital, vem a falecer no de 7 de Outubro de 1849.
A base de toda a prosa de Poe apoia-se no fantástico das exacerbações da natureza humana: alucinações, cuja lógica ultrapassa a da consciência habitual; mentes inquietas e febris; personagens neuróticas; o duplo da cada homem.
A impressão de realismo é criada dentro do irreal. Os cenários são brumosos, repletos de elementos de morte e fatalidade. O fatalismo e o mergulho no lado desconhecido da alma humana revelam uma vivência pessoal que fez de Poe num dos principais "escritores malditos" da Literatura Universal.A influência de Poe estendeu-se à poesia simbolista, à ficção cientifica, ao romance policial moderno e psicológico.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com